TELECOM

Marcos Pontes pede prioridade ao Senado na votação do PLC 79/16

Luís Osvaldo Grossmann ... 22/02/2019 ... Convergência Digital

O Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, foi nesta sexta, 22/2, ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) ressaltar a necessidade de recuperação do orçamento da pasta e apresentar as prioridades legislativas, com destaque para o projeto de revisão do marco legal das telecomunicações, o PLC 79/16.

“Falei sobre o Orçamento, sobre contingenciamentos e sobre a necessidade do PLC 79”, relatou Pontes, mas descartando um pedido de urgência na tramitação. “Não seria bem urgência, mas ele já está há tempo suficiente transcorrendo que passa a ser urgência pela própria eficiência do processo. O projeto está bom como está, atende as necessidades do país”, afirmou o ministro.

Durante a reunião, Marcos Pontes frisou ser de especial importância que o projeto não sofra alterações no Senado, pois isso exigiria o retorno à Câmara. E encontrou no presidente Alcolumbre boa acolhida para tratativas junto a outros senadores para evitar a aprovação de alguma das 16 emendas apresentadas ao texto.

Mais do que isso, o presidente do Senado se propôs a ajudar outros projetos de interesse do MCTIC, no que o ministro sacou de pronto as propostas relacionadas ao uso dos fundos setoriais de telecom. De público, Pontes indicou que também podem chegar ao Congresso medidas relacionadas ao plano nacional de IoT. “Temos o plano da internet das coisas sendo preparado, que depois vai vir para cá”, disse o ministro.

O próximo passo é tratar com a nova relatora do PLC 79/16, a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB). “Já conversei com o presidente da comissão, senador Vanderlan Cardoso [PP-GO], e assim que tiver oportunidade vou conversar com a relatora para explicar todos os detalhes. Acho que está bem encaminhado. Vai ser muito bom para o país. É uma atualização necessária dentro das nossas regulações para que tenhamos o país acompanhando os outros, não podemos ficar para trás.”

Também significativa foi a defesa do ministro pela recomposição de recursos. “Foi uma apresentação do ministério, das oportunidades e também as necessidades que temos em relação a orçamento, às questões de contingenciamento. Muitas vezes se fala em recursos como gastos, mas recursos para Ciência e Tecnologia são investimento, com retorno garantido e rápido. A gente vem perdendo prestígio e orçamento no Ministério de Ciência e Tecnologia. Precisamos recuperar.”

 


Internet Móvel 3G 4G
Crise econômica e alta nos preços travam a venda de smartphones no Brasil

Alta flutação do dólar, cenário macroeconômico e a ausência de novidades nos modelos em comercialização provocaram uma queda de 6,8% nas vendas no Brasil em 2018. Tendência de baixa segue para 2019, de acordo com a IDC Brasil.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Painel Telebrasil 2019 anuncia temas das 24 sessões temáticas

Evento, que é o maior do setor de Telecomunicações, acontece nos dias 21, 22 e 23 de maio, em Brasília. Ao todo, serão 24 sessões temáticas que vão abordar temas como capacitação digital, regulação responsiva, direitos de passagem e tributação para Internet das Coisas.

Teles fazem cadastramento para atualizar dados de clientes do celular pré-pago

O recadastramento dos usuários junto às operadoras começará nesta quinta-feira, 18/04, pelo DDD 62, alcançando progressivamente todo o País até agosto. Quem não fizer o recadastramento terá a sua linha bloqueada enquanto o cadastro não for atualizado.

Oi faz piloto de internet das coisas rural em 450 MHz

Rede integrada de sensores e dispositivos conecta uma das fazendas da trading Amaggi, em Mato Grosso. Segundo a Oi, faixa de 450 MHz "é fundamental para IoT no campo".

Para a Anatel, prêmio de acessibilidade inaugura regulação por incentivos

“Queremos mudar a ótica, promover competição por qualidade e uma ferramenta são os rankings. Agora acessibilidade, mas teremos no ano que vem de qualidade e atendimento”, diz o presidente da agência, Leonardo de Morais. A TIM foi a primeira colocada em ações de acessibilidade.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G