TELECOM

Banda larga fixa é o serviço que mais incomoda o consumidor de telecom

Luís Osvaldo Grossmann ... 11/03/2019 ... Convergência Digital

O acesso fixo à internet é o serviço que mais incomoda os consumidores na relação com as operadoras de telecomunicações, segundo aponta a nova rodada de pesquisas da Anatel sobre satisfação e qualidade percebida – e que mais uma vez manteve a banda larga com as piores notas.

“A banda larga fixa é o serviço pior avaliado, tanto na satisfação geral como na maioria dos demais indicadores – dos sete indicadores pesquisados, o serviço tem a menor nota em seis deles. E diferentemente dos demais serviços, é o indicador de funcionamento da banda larga fixa que está entre os piores”, afirma o gerente de interações institucionais, satisfação e educação para o consumo da Anatel, Fábio Koleski.

Ressalva seja feita que as notas estão melhorando a cada nova rodada da pesquisa, que desta vez ouviu 103,4 mil pessoas em todos os estados do país, em entrevistas por telefone realizadas entre julho e novembro de 2018. Acontece que as notas são melhores para todos os serviços, o que ainda deixa a banda larga fixa atrás da telefonia móvel e fixa e da TV por assinatura.

“A gente começou a ver no resto do mundo que a banda larga fixa tem percepção inferior aos demais serviços. E vemos um atrelamento muito grande dessa avaliação ao próprio funcionamento do serviço. São notas relativas à velocidade. Ou seja, o consumidor não está percebendo a velocidade que esperava ao contratar o serviço”, emenda Koleski.

A insatisfação é retroalimentada pelas queixas junto às prestadoras. “Chama atenção praticamente dois em cada três consumidores de banda larga fixa declararam que precisaram ligar para a prestadora nos últimos seis meses para falar de algum problema de funcionamento. Em distante segundo lugar, na telefonia fixa foram apenas 30%, ou um em cada três que ligaram para reclamar.”

Ainda segundo a Anatel, as reclamações sobre a banda larga recebidas pela própria agência também fazem do serviço aquele com maior percentual de reclamações sobre qualidade, funcionamento e reparo que os demais. “E como é um serviço em geral com tarifa flat, as questões de cobrança acabam sendo menos problemáticas”, diz o gerente de satisfação da Anatel.

Além da aparente redução da importância relativa dos serviços de voz, vale registrar que a banda larga fixa é o único serviço de telecomunicações que apresenta crescimento afetivo da base de assinantes. O mercado cresceu 7,4% em 2018, enquanto telefonia e TV paga amargam quatro anos seguidos de queda.


Internet Móvel 3G 4G
5G é o pilar da transformação digital no Brasil

A nova tecnologia móvel tem tudo para dar ao Brasil a produtividade desejada por diferentes setores da economia. Mas são necessárias ações efetivas para respaldar as mudanças que estão por vir.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Reforma tributária: integrantes do PSDB discordam sobre o teor

Ao participarem  do Painel Telebrasil 2019, em Brasília, o deputado Vitor Lippi (PSDB/SP) e o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB/RS), discordaram sobre o teor das reformas em discussão no Congresso.

TIM quer infraestrutura única para cidades com menos de 30 mil habitantes

Para o CTIO da operadora, Leonardo Capdeville, não faz sentido infraestruturas diferentes em localidades onde a receita é mais baixa. CEO da TIM, Pietro Labriola, fala em IoT como fonte nova de receita.

Anatel mantém pente fino na recuperação judicial da Oi

Agência vai manter o grupo de trabalho criado para acompanhar a operadora. Também quer receber dados financeiros, fluxo de caixa atual, receitas e custos e financiamentos, além de eventuais alienações. Prazo dado à Oi para passar as informações é de 60 dias.

Uma em cada cinco conexões à internet fixa acontece por fibra óptica

Em 12 meses, proporção dos acessos registrados pela Anatel que usam a tecnologia passou de 12% para 20% do total. Cabo detém outros 30%. O Brasil contabiliza 6,33 milhões de acessos em fibra óptica. ISPs mostram força e já representam 21% do market share.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G