TELECOM

Banda larga fixa é o serviço que mais incomoda o consumidor de telecom

Luís Osvaldo Grossmann ... 11/03/2019 ... Convergência Digital

O acesso fixo à internet é o serviço que mais incomoda os consumidores na relação com as operadoras de telecomunicações, segundo aponta a nova rodada de pesquisas da Anatel sobre satisfação e qualidade percebida – e que mais uma vez manteve a banda larga com as piores notas.

“A banda larga fixa é o serviço pior avaliado, tanto na satisfação geral como na maioria dos demais indicadores – dos sete indicadores pesquisados, o serviço tem a menor nota em seis deles. E diferentemente dos demais serviços, é o indicador de funcionamento da banda larga fixa que está entre os piores”, afirma o gerente de interações institucionais, satisfação e educação para o consumo da Anatel, Fábio Koleski.

Ressalva seja feita que as notas estão melhorando a cada nova rodada da pesquisa, que desta vez ouviu 103,4 mil pessoas em todos os estados do país, em entrevistas por telefone realizadas entre julho e novembro de 2018. Acontece que as notas são melhores para todos os serviços, o que ainda deixa a banda larga fixa atrás da telefonia móvel e fixa e da TV por assinatura.

“A gente começou a ver no resto do mundo que a banda larga fixa tem percepção inferior aos demais serviços. E vemos um atrelamento muito grande dessa avaliação ao próprio funcionamento do serviço. São notas relativas à velocidade. Ou seja, o consumidor não está percebendo a velocidade que esperava ao contratar o serviço”, emenda Koleski.

A insatisfação é retroalimentada pelas queixas junto às prestadoras. “Chama atenção praticamente dois em cada três consumidores de banda larga fixa declararam que precisaram ligar para a prestadora nos últimos seis meses para falar de algum problema de funcionamento. Em distante segundo lugar, na telefonia fixa foram apenas 30%, ou um em cada três que ligaram para reclamar.”

Ainda segundo a Anatel, as reclamações sobre a banda larga recebidas pela própria agência também fazem do serviço aquele com maior percentual de reclamações sobre qualidade, funcionamento e reparo que os demais. “E como é um serviço em geral com tarifa flat, as questões de cobrança acabam sendo menos problemáticas”, diz o gerente de satisfação da Anatel.

Além da aparente redução da importância relativa dos serviços de voz, vale registrar que a banda larga fixa é o único serviço de telecomunicações que apresenta crescimento afetivo da base de assinantes. O mercado cresceu 7,4% em 2018, enquanto telefonia e TV paga amargam quatro anos seguidos de queda.


Internet Móvel 3G 4G
Qualcomm é multada em mais de R$ 1 bilhão por prática antitruste na Europa

“O comportamento estratégico da Qualcomm impediu a competição e a inovação no mercado”, afirmou a comissária de concorrência da União Europeia, Margrethe Vestager, ao justificar a aplicação da multa. A Qualcomm vai recorrer da decisão.

Veja edição 12 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet REVISTA ABRANET . 12
Especial 20 Anos de Internet no Brasil


Há 20 anos os provedores de Internet escrevem suas histórias no País. A trajetória não foi nada fácil. Houve decisões políticas e econômicas significativas. Infraestrutura, modelo de negócios e fidelização de clientes foram relevantes no passado e continuam sendo no presente. Ao longo de duas décadas, os ISPs tiveram de se reinventar diversas vezes para não deixar de existir.

Clique aqui para ver outras edições

Começa a valer cadastro que bloqueia telemarketing das teles

A partir deste 16/7, será possível inscrever números no cadastro ‘Não Me Perturbe’. Promessa da Anatel é que em 30 dias os inscritos não receberão mais chamadas promocionais das operadoras de telecom.

Imposto zero para IoT está na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara

Deputado Federal, Paulo Ganime (Novo/RJ), diz que o projeto de Lei 7656/2017, corrige uma distorção - a cobrança de FISTEL para os dispositivos IoT.

Governo autoriza aumento de capital da Telebras de R$ 1,17 bilhão

Montante é reflexo dos aportes autorizados em 2015, 2016, 2017 e 2018, quando a estatal estava ainda em acerto financeiro do satélite geoestacionário de defesa e comunicações. 

Comissão aprova prazo de seis meses para instalação de bloqueador de celular em presídios

Relator do projeto retirou o dispositivo que condicionava as novas outorgas de telecomunicação à instalação, ao custeio e à manutenção dos bloqueadores pelas prestadoras.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G