TELECOM

4G da Oi leva Internet e comunicação à estação brasileira da Antártica

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 11/03/2019 ... Convergência Digital

Sete anos depois, a estação Antártica Comandante Ferraz - responsável pelo desenvolvimento de um programa estratégico de pesquisas científicas sobre as alterações climáticas no mundo e as repercussões no Brasil e que, em fevereiro de 2012 foi destruída por um incêndio - renasce e fica capaz de atender a um desejo antigo dos pesquisadores e cientistas que vivem numa das regiões mais inóspitas do mundo: Ter acesso à Internet e à comunicação com o mundo.

"O 4G nos traz segurança e isso é um grande feito. Nós podemos conversar com a nossa família. Nós podemos pedir socorro em emergência. Além disso, vamos poder enviar dados relevantes para os Centros de Apoio de Pesquisa. Também damos relevância ao trabalho aqui realizado", diz o comandante e responsável pela reconstrução da estação, Geraldo Juaçaba, em entrevista feita por vídeochamada ao Convergência Digital.

A montagem da nova infraestrutura de telecomunicações - que ficou com a Oi - exigiu cuidados especiais. A rede foi adaptada para suportar ventos de até 200 Km/hora e temperaturas baixíssimas que podem chegar a -94,7º celsius. "Tivemos cinco técnicos que chegaram em janeiro para consolidar a infraestrutura com a ajuda dos militares que recebem qualificação para cuidar dos equipamentos", conta Roberto Blois, diretor da Oi.

Entre as inovações utilizadas está o sistema anticongelante nas antenas, com material produzido pelos fabricantes de aviões, submarinos e veículos militares. A nova estação Comandante Ferraz terá 4500 metros quadrados com 226 contêineres e 18 laboratórios para pesquisa de assuntos como o buraco na camada de ozônio e o efeito estufa.
O Brasil, com a base, também mantém o direito de participação ativa na tomada de decisões relativas ao futuro da região antártica. Só em estruturas de aço de alta resistência são 700 toneladas e as fundações atingem até 28 metros de profundidade. No total, 54 pilares sustentam 226 contêineres de 3,5 toneladas.

Com o 4G, cientistas e militares passam a dispor de internet fixa de alta velocidade (que permite transmitir dados, fazer videoconferências e ligações); rede móvel com conexão 4G; acesso wi-fi distribuído por todas as instalações da estação; e sistema de recepção de sinal de TV. Assistam a entrevista, por vídeochamada com o comandante Geraldo Juaçaba e com o diretor da Oi, Roberto Blois. Uma curiosidade: durante a realização da vídeochamada - apesar de ser verão - nevava na Estação Comandante Ferraz.


Internet Móvel 3G 4G
Qualcomm é multada em mais de R$ 1 bilhão por prática antitruste na Europa

“O comportamento estratégico da Qualcomm impediu a competição e a inovação no mercado”, afirmou a comissária de concorrência da União Europeia, Margrethe Vestager, ao justificar a aplicação da multa. A Qualcomm vai recorrer da decisão.

Veja edição 12 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet REVISTA ABRANET . 12
Especial 20 Anos de Internet no Brasil


Há 20 anos os provedores de Internet escrevem suas histórias no País. A trajetória não foi nada fácil. Houve decisões políticas e econômicas significativas. Infraestrutura, modelo de negócios e fidelização de clientes foram relevantes no passado e continuam sendo no presente. Ao longo de duas décadas, os ISPs tiveram de se reinventar diversas vezes para não deixar de existir.

Clique aqui para ver outras edições

Começa a valer cadastro que bloqueia telemarketing das teles

A partir deste 16/7, será possível inscrever números no cadastro ‘Não Me Perturbe’. Promessa da Anatel é que em 30 dias os inscritos não receberão mais chamadas promocionais das operadoras de telecom.

Imposto zero para IoT está na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara

Deputado Federal, Paulo Ganime (Novo/RJ), diz que o projeto de Lei 7656/2017, corrige uma distorção - a cobrança de FISTEL para os dispositivos IoT.

Governo autoriza aumento de capital da Telebras de R$ 1,17 bilhão

Montante é reflexo dos aportes autorizados em 2015, 2016, 2017 e 2018, quando a estatal estava ainda em acerto financeiro do satélite geoestacionário de defesa e comunicações. 

Comissão aprova prazo de seis meses para instalação de bloqueador de celular em presídios

Relator do projeto retirou o dispositivo que condicionava as novas outorgas de telecomunicação à instalação, ao custeio e à manutenção dos bloqueadores pelas prestadoras.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G