TELECOM

Senacon quer que agências reguladoras concentrem queixas no Consumidor.gov

Luís Osvaldo Grossmann ... 15/03/2019 ... Convergência Digital

A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça quer que as agências reguladoras concentrem os canais de reclamações na plataforma Consumidor.gov. O principal trunfo, defendeu nesta sexta, 15/3, o secretário Luciano Timm, é a alta taxa de resolução de conflitos do canal.

“A gente está em conversas para que as agências reguladoras também sejam parceiras, para que a gente invista em apenas um canal de reclamação, para facilitar a vida do consumidor. A Anac já fez isso. Hoje o canal da Anac é o Consumidor.gov, mas queremos que Aneel, entre outras, adotem”, afirmou Timm ao abrir seminário sobre o tema neste Dia do Consumidor.

Segundo ele, desde que o Consumidor.gov foi criado, em 2014, já atendeu 1,5 milhão de reclamações, em crescimento contínuo – foram 37 mil naquele ano, 609 mil em 2018. “O número aumentou, mas a taxa de resolução se manteve em 80%”, insistiu Luciano Timm. No ano passado, o setor de telecomunicações se manteve o mais reclamado junto aos Procons e na ferramenta online, com 460 mil queixas.

O secretário nacional do consumidor destacou a mudança no perfil das relações ao longo dos anos, com indústrias dando lugar a empresas de tecnologia e da internet. “Hoje, Google, Apple, Microsoft, Amazon e Facebook é onde está a grande defesa do consumidor no século 21. E se as empresas são tecnológicas, porque não apostar em métodos também tecnológicos para a Justiça e para a mediação e arbitragem?", indaga Luciano Timm.


Internet Móvel 3G 4G
Florianópolis quer ser cidade laboratório do 5G no Brasil

Fundação CERTI, centro de referência em Inovação, quer por meio de aplicações tornar a capital catarinense em uma referência para a adoção da tecnologia. "5G vai fazer a transformação digital que o Brasil precisa", sustentou o superintendente de Negócios, Tecnologia e Inovação, Laércio Silva.

Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Rede da Oi registra tráfego de 4,27 terabytes na etapa mundial do circuito de surfe

O volume registrado equivale a 1.099.606 fotos de alta resolução, montante 20% maior que o número transmitido no ano passado, de 909.042 fotos (3,53 Terabytes).Evento aconteceu em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

Embratel: transformação digital exige experimentar e errar

O cliente é e centro da jornada digital que a operadora faz há sete anos, conta o CEO, José Formoso.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G