Convergência Digital - Home

Dado errado 'mata' projeto de Inteligência Artificial

Convergência Digital
Convergência Digital - 15/03/2019

Os maiores obstáculos para o lançamento de um projeto de IA são os dados. Mas especificamente, a falta de dados úteis e relevantes, livres de vieses embutidos e que não violam os direitos de privacidade, revela estudo da Deloitte. O estudo mostra que 16% dos líderes de TI classificaram os problemas de dados como o principal desafio relacionado à Inteligência Artificial, mais do que qualquer outro problema, e 39% dos entrevistados colocaram os dados nas três principais áreas de preocupação.

Muitas empresas coletam dados como parte rotineira de suas operações, diz Raj Minhas, chefe do laboratório de pesquisa de IA do PARC. "Mas nem sempre o dado certo", acrescenta. O levantamento aponta que antes de lançar uma iniciativa de IA, as empresas devem dar uma boa olhada nos dados que possuem, buscando bolsões onde o valor é alto.

"É como procurar suas chaves perdidas perto da iluminação da rua, em vez de onde você as deixou cair", frisa Minhas. "Nós aconselhamos as empresas a trabalhar de trás para a frente, a olhar para onde elas podem obter o maior valor, em vez de começar onde elas têm mais dados", completa o especialista. Vale observar que a inteligência artificial não vai resolver todos os problemas de negócios. Tampouco a sua adoção será fácil.

"Uma das principais coisas que ainda impede a adoção da IA, um dos maiores desafios, é estrutural e cultural", observa Vivek Katyal, líder global em análise e risco de dados na Deloitte Risk and Financial Advisory. "As pessoas ainda estão tentando lidar com as implicações da IA, o que podem e o que não podem fazer. É como um robô assustador entrando e bagunçando as coisas em uma organização."

*Fonte: CIO


Destaques
Destaques

Brasil fica nas últimas posições em ranking mundial de uso de Big Data e Analytics

Brasil fica na posição 60º em 63º no uso das novas tecnologias da economia digital do Ranking de Competitividade Mundial 2019, produzido pela escola suiça IMD, com parceria no País, com a Fundação Dom Cabral. Em competitividade, País segue nas últimas posições.

Startup catarinense usa big data para combater desperdício de água potável

Startup catarinense, AcquaLogic, desenvolveu solução para tratar os dados de empresas de saneamento para evitar o desperdício. Em 2016, o Brasil jogou no lixo 38% da água consumível, segundo dados do Instituto Trata Água. Startup, agora, quer unir big data à Internet das Coisas.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site