Home - Convergência Digital

Liminar obriga Serpro a manter desconto da contribuição sindical em folha

Convergência Digital - Carreira
Luís Osvaldo Grossmann - 19/03/2019

Uma liminar da 6ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, datada de 18/3, determinou que o Serpro mantenha o desconto da contribuição sindical na folha de pagamento, e não na forma de boleto conforme previsto na Medida Provisória 873/19, editada em 1 de março.

“O desconto em folha para pagamento das mensalidades sindicais demanda custos de operação e organização prévia, de sorte que a alteração legislativa (de vigência imediata), às vésperas da data prevista para o fechamento de folha, desestabiliza as entidades em tela, sem conferir tempo hábil para adequação às novas regras”, afirmou a juíza Ivani Silva da Luz ao atender o pedido do Sindifisco Nacional.

Como lembrou a juíza, em que pese a nova MP, na “Lei 13.467/2017, que promoveu a denominada ‘reforma trabalhista’, foi extinta a contribuição sindical obrigatória, passando-se a exigir prévia e expressa autorização do empregado ou servidor público” além da “existência de expressa previsão constitucional quanto ao desconto em folha de mensalidades sindicais”.

Após determinação do Ministério da Economia, o Serpro começou a avisar sindicatos que a partir de 18/4 os repasses do desconto em folha serão cancelados, em obediência à MP 837, pelo entendimento de que a norma tem força de lei e a estatal é obrigada a cumpri-la.

* Com informações do Conjur

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

18/02/2020
Mattar: Brasileiros e estrangeiros querem comprar Serpro e Dataprev

17/02/2020
CGU abre licitação de R$ 201 mil para transferir datacenter para o Serpro

07/02/2020
Serpro quer achar empresa especializada em redes óticas no Brasil

31/01/2020
PGFN concede poderes ao BNDES vender o Serpro

27/01/2020
Serpro consulta mercado para contratar sistema de gestão de documentos

24/01/2020
Serpro vai oferecer Dados como Serviço ao Comando da Aeronáutica

23/01/2020
Governo abre mão das estatais de TICs e oficializa venda do Serpro

22/01/2020
Secretário de Desestatização acusa Serpro e Dataprev de venderem dados pessoais

21/01/2020
Serpro corrige falhas e restabelece serviços da Receita Federal

16/01/2020
Falha em equipamentos do Serpro causa instabilidade em serviços da Receita

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

Faltam profissionais para cuidar dos ataques cibernéticos no Brasil

Ao publicar a Estratégia Nacional de Segurança da Informação, a e-ciber, o governo admite que o País possui poucos profissionais especializados em segurança cibernética; que há uma baixa conscientização dos usuários com relação ao tema e que é preciso urgente criar um programa nacional destinado à formação técnica nos órgãos do governo e nas empresas privadas.

TI e Internet lideram 13 dos 15 cargos profissionais em alta no Brasil

Levantamento feito pelo Linkedin mostra que gestor de redes sociais, engenheiro de cibersegurança, cientistas de dados e desenvolvedores seguem tendo alta demanda no mercado.

Déficit de mão de obra na América Latina será de 570 mil profissionais em 2020

Empresas da região vão investir nas tecnologias da terceira plataforma - cloud, analytics, Inteligência Artificial - e vão requisitar cada vez mais especialistas em programação e desenvolvimento, projeta estudo da IDC América Latina.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site