SEGURANÇA

Hackers atacam 1 milhão de PCs da Asus no Brasil e em vários países

Convergência Digital ... 25/03/2019 ... Convergência Digital

A empresa de segurança online Kaspersky Lab divulgou nesta segunda, 25/3, ter descoberto o que considera ser o maior ataque a uma cadeia de suprimentos pela internet. Segundo a empresa, cerca de 1 milhão de computadores, entre laptops e desktops, da fabricante Asus teriam sido infectados ao longo do segundo semestre de 2018.

“Em janeiro de 2019, descobrimos um ataque sofisticado à cadeia de suprimentos envolvendo a ferramenta ASUS Live Uptdate. O ataque ocorreu entre junho e novembro de 2018 e afetou um grande número de usuários. Mais de 57 mil usuários de produtos Kaspersky Lab foram afetados, mas estimamos que [o backdoor instalado no ataque] tenha sido distribuído a cerca de 1 milhão de pessoas no total”, informou a empresa em seu blog.

Segundo a Kaspersky Lab, a descoberta foi avisada à Asus em 31 de janeiro. E apesar do grande número estimado de infecções, a empresa indica que havia alvos específicos. “Os cibercriminosos por trás do ataque não se interessaram por todos eles, mas miraram em apenas 600 endereços MAC [Media Acces Control] específicos.”

A detecção teria demorado por que a ferramenta transformada em trojan foi assinada com um certificado legítimo e estava hospedada no servidor oficial da Asus dedicado a atualizações. Os responsáveis tomaram o cuidado inclusive de manter o arquivo malicioso com o mesmo tamanho do original.

Segundo a empresa de segurança, Rússia (18%), Alemanha (16%) e França (13%) concentram os maiores percentuais de máquinas infectadas. O Brasil também aparece na lista como o 15o país com maior número de casos identificados, um pouco abaixo de 2% das infecções.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Ransomware Sodin ataca vulnerabilidade desconhecida do Windows

Ransomware adota uma técnica chamada de 'Heaven's Gate', que permite um programa mal-intencionado executar código de 64 bits de um processo em execução de 32 bits, o que não é uma prática comum e mais incomum em ransomware, alerta a Kaspersky.

Governo do Rio contrata reconhecimento facial da Oi para o Maracanã

Solução -que permite localizar pessoas e veículos suspeitos e identificar padrões de comportamento e situações de riscos- será usada na partida final da Copa América 2019. Os dados coletados são de domínio do Governo do Rio de Janeiro. Os valores do acerto não foram revelados.

Quase 1000 brasileiros caem por hora em golpe do dinheiro fácil no WhatsApp

Ataque, que circula há sete dias, já atingiu 180 mil pessoas. Elas caem no golpe que promete liberar 13° salário para beneficiários do Bolsa Família.

Brasileiros têm pé atrás e classificam criptomoedas como 'moda que vai passar'

Estudo global da Kaspersky mostra o quanto a criptomoeda está distante de se tornar uma forma comum pde pagamento. Quase 40% dos brasileiros dizem que as criptomoedas são voláteis e não vão durar para sempre. Quase 20% dizem que as criptomoedas estão apenas 'na moda' e 3% admitiram já terem sido vítimas de fraudes.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G