INTERNET

Estudo da Google mostra falta de habilidade dos brasileiros na internet

Roberta Prescott ... 26/03/2019 ... Convergência Digital

Os brasileiros têm habilidades relacionadas ao manuseio dos aparelhos e a funções básicas como navegação na internet, mas não estão familiarizados com o uso de comando de voz e configuração de softwares. Eles têm cuidados com dados e informações pessoais e conseguem identificar phishing, mas não identificam se um site é seguro (abrindo espaço para as notícias falsas) e nem identificam ameaças como malware.

Além disso, conseguem usar aplicativos de mensagem e buscadores, mas ainda pecam no armazenamento de dados em nuvem e em transações online. E, ainda que tenham vocação para aprender experimentando e acompanhem reviews de lançamentos, não têm arraigada uma cultura de aprendizagem por tentativa e erro e nem a tomada de risco no uso de novas tecnologias. 

Esses foram alguns dos principais pontos identificados pela pesquisa colaborativa realizada pelo Google e pela McKinsey batizada de "Digital Skills Index — Índice de Habilidades Digitais". Ela também aponta que os brasileiros estão mal no quesito criação online: conseguem desenvolver apresentações e fazer edição de vídeos, mas não tem entendimento e aplicação de conceitos de machine learning e nem de automação de sistemas de dados.

Em apresentação para imprensa, Maria Helena Marinho, líder de marketing e insights do Google Brasil, explicou que a ideia do estudo — inédito na companhia — é identificar as competências digitais pensando na população brasileira para saber onde estão as maiores oportunidade de capacitação. Ela lembrou que, apesar de o Brasil ser o quarto país em população online, é o 8º país em número de digital shoppers e o 20º em penetração.

O estudo apontou índices de zero a cinco, para retratar o índice de maturidade do mais básico ao mais avançado. De modo geral, os brasileiros iniciam a jornada digital aprendendo as habilidades relacionadas a acesso. Somente depois de desenvolver competências relacionadas a segurança, uso e a uma cultura específica  é que passam a criar no e para o ambiente digital.

“Percebemos que existe uma inter-relação entre as habilidades. No geral, se fizer apanhado das cinco dimensões, a nota média é três. O que é mais importante é que entre todas as dimensões temos os lados positivos e negativos”, ressaltou Maria Helena Marinho.

 Para a pesquisa foram feitas 2.477 entrevistas com pessoas de 15 a 60 anos, das classes A a D, nas cinco regiões do Brasil, envolvendo 12 Estados e 28 cidades. Do total de entrevistas, 60% foi realizada online e 40% off-line. 


Internet fica com 47% dos gastos com publicidade

Segundo a consultoria Zenith, parte do grupo francês Publicis, até 2021, rede vai deter 52% dos gastos totais com propaganda, que neste ano devem crescer 4,6%. 

Cade arquiva processo contra o Google por práticas anticompetitivas no ecommerce

A acusação partiu da E-Commerce Media Group Informação e Tecnologia, dona dos sites Buscapé e Bondfaro. Segundo a empresa, o Google estaria “raspando” avaliações de produtos que clientes para exibi-las como conteúdo no Google Shopping.

Dados pessoais são "de pessoas" e a LGPD não vai matar os negócios

Os advogados Paulo Vidigal, do Opice Blum Associados, e Fernando Bousso, do Baptista Luz Associados, advertem: a venda de base de dados é proibida hoje e seguirá proibida com a LGPD.

Oi amplia vantagem contra TIM e NET no ranking da Netflix

No mês de maio, a Oi ficou à frente das rivais na banda larga por fibra óptica com velocidade média de 4,04 Mbps. A tele está na primeira posição  no ranking da OTT há quatro meses.

STJ: Provedor de internet tem obrigação de fornecer IP de usuário que invadiu e-mail

Relatora Ministra, Nancy Andrighi, sustentou que as prestadoras de serviços de Internet (operadoras inclusas) estão sujeitas ao artigo 1.194 do Código Civil de 2002. Segundo ela, os dados armazenados pelos provedores devem ser suficientes para a identificação do usuário.

Revista Abranet 27 . abril/junho 2019
Veja a Revista Abranet nº 27 A Convenção Abranet 2019 debateu economia, política e gestão. Cerca de cem empresas de internet e de tecnologia puderam ter uma visão mais clara sobre o que esperar no curto prazo. E muito mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G