Home - Convergência Digital

TIM contrata mil VSATs da Gilat para expandir oferta de 4G IoT na agricultura

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 01/04/2019

Por meio de comunicado à imprensa nesta segunda-feira, 01/04, a TIM Brasil e a Gilat Satellite Networks Ltd., anunciaram que a solução de backhaul por satélite do Gilat será usada para oferecer serviços 4G a áreas não atendidas, tais como rodovias e pequenas cidades, bem como ao segmento IoT do agronegócio. Inicialmente, a Gilat fornecerá mil VSATs para complementar o programa de cobertura de celular da TIM chamado "4G TIM no Campo".

"A parceria com a Gilat permitirá que a TIM Brasil utilize o projeto '4G TIM no Campo' para estender sua cobertura 4G da costa litorânea ao interior do país em benefício do mercado IoT do agronegócio", afirma Marco Di Costanzo, diretor de engenharia da TIM Brasil. "A solução de backhaul por satélite da Gilat permitirá que a rede 4G ampliada garanta conectividade a máquinas e operadores para fazer o monitoramento e o controle em tempo real de colheitadeiras e tratores agrícolas, assegurando decisões economicamente eficazes, melhor gestão das plantações em níveis maiores de velocidade, eficiência e produtividade no fluxo produtivo."

"Estamos muito animados para apoiar a iniciativa da TIM Brasil de estender a cobertura 4G para as áreas rurais do Brasil, contribuindo assim com as ações IoT do agronegócio", destaca Tobias Dezordi, vice-presidente regional da Gilat para a América Latina. Além do projeto "4G TIM no Campo", que já oferece conectividade para grandes parceiros agrícolas e de usinas, a TIM Brasil está planejando uma completa cobertura nacional para levar seus serviços 4G ao interior do país e contribuir para aumentar a produtividade do Brasil rural.

O projeto permitirá a comunicação entre o campo e os escritórios, abordando um dos principais desafios do agronegócio. Também fornecerá conectividade robusta em tempo real e automação para, definitivamente, possibilitar a entrega mais rápida de produtos aos mercados corretos. Os valores do contrato não foram revelados pelas partes.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

19/08/2019
Anatel faz audiência pública sobre redução de barreiras à IoT

16/08/2019
Agro 4.0 passa por recursos vindos da aprovação do PLC 79/16

14/08/2019
5G e Internet das Coisas são prioridades para os países do BRICS

08/08/2019
Varejo aposta em eletrônicos com inteligência artificial

05/08/2019
Brasil chega a 22,21 milhões de dispositivos IoT

02/08/2019
MCTIC vai aportar R$ 8 milhões em projetos para internet das coisas

01/08/2019
TIM compra 1000 servidores Nokia/Intel para expandir o edge computing

01/08/2019
Anatel abre debate sobre regras para reduzir barreiras à internet das coisas

31/07/2019
TIM adverte para a urgência da aprovação do PLC 79/16 por renovação das frequências

31/07/2019
TIM acusa Nextel e Oi de atuarem de forma irracional no mercado

Destaques
Destaques

Escassez de talentos e complexidade travam projetos de Internet das Coisas

Estudo global mostra ainda que quase 30% das provas de conceito falham por conta de implementação cara e da falta de profissionais capacitados. A segurança segue sendo desafiadora.

TIM supera rivais em disponibilidade e latência 4G. Claro lidera em velocidade de download

Relatório da OpenSignal mostra que a disponibilidade do sinal 4G melhorou no Brasil com o uso da faixa de 700 Mhz.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site