TELECOM

Governo dá aval para o início do projeto Pernambuco Conectado

Convergência Digital* ... 03/04/2019 ... Convergência Digital

Está disponível no SEI (Sistema Eletrônico de Informação do Governo do Estado), o resultado do Projeto Pernambuco Conectado. O  relatório da Comissão de Licitação comprovou a capacidade técnica de entrega de serviços de telecomunicação de diversas empresas, entre elas o Consórcio Pernambuco Inovador, formado pelas empresas Embratel/Claro, Primesys e Smart Network (Lote 1- Rede de Dados), Telemar Norte Leste (Lote 2- Telefonia Fixa), Claro (Lote 3- Telefonia móvel), Consórcio Pernambuco Inovador, formado pelas empresas Claro e Primesys (Lote 4- Internet) e Smart Network (Lote 5- Internet).

Após uma criteriosa análise, toda a documentação das referidas empresas foi validada. Com a homologação por parte da Secretaria de Administração e a liberação do Tribunal de Contas, a nova estrutura técnica já começará a ser instalada em Pernambuco. Os novos contratos trarão uma significativa redução de gastos para o Estado que, anualmente, poderá economizar cerca de R$ 200 milhões com os serviços de telecomunicações.

O projeto da Embratel prevê entrega de:

Acessos dedicados: mais de 3.600 circuitos com sistema de segurança Embratel.

LTE Privado: 4.000 chips com tecnologia 4G para rede privada de telefonia móvel

Telefonia móvel: 25.000 linhas

Celulares: Mais de 15.000 aparelhos

Telemetria: Mais de 20.000 linhas

WiFi interno: 12.500 pontos de acessos para utilização interna em diversos órgãos do Governo.

Wi-Fi externo: 2.950 pontos de acessos para uso em praças e locais públicos.

Comunicação Unificada: 15.000 pontos.

Serviços de telefonia fixa: 29.263 ramais.

Contact center: Infraestrutura de telefonia fixa, Distribuidor Automático de Chamadas (DAC), Gravação e Unidade de Resposta Audível (URA) em 620 pontos.

Operação integrada para monitorar mais de 80.000 itens tecnológicos


Internet Móvel 3G 4G
Testes de 5G indicam que será preciso mitigar 6 milhões de parabólicas

Estudos no Brasil mostram que o uso da faixa de 3,5 GHz para a nova geração tecnológica vai exigir filtros pelo menos nas 30% de antenas residenciais instaladas em grandes centros.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Reforma tributária: integrantes do PSDB discordam sobre o teor

Ao participarem  do Painel Telebrasil 2019, em Brasília, o deputado Vitor Lippi (PSDB/SP) e o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB/RS), discordaram sobre o teor das reformas em discussão no Congresso.

TIM quer infraestrutura única para cidades com menos de 30 mil habitantes

Para o CTIO da operadora, Leonardo Capdeville, não faz sentido infraestruturas diferentes em localidades onde a receita é mais baixa. CEO da TIM, Pietro Labriola, fala em IoT como fonte nova de receita.

Anatel mantém pente fino na recuperação judicial da Oi

Agência vai manter o grupo de trabalho criado para acompanhar a operadora. Também quer receber dados financeiros, fluxo de caixa atual, receitas e custos e financiamentos, além de eventuais alienações. Prazo dado à Oi para passar as informações é de 60 dias.

Uma em cada cinco conexões à internet fixa acontece por fibra óptica

Em 12 meses, proporção dos acessos registrados pela Anatel que usam a tecnologia passou de 12% para 20% do total. Cabo detém outros 30%. O Brasil contabiliza 6,33 milhões de acessos em fibra óptica. ISPs mostram força e já representam 21% do market share.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G