Home - Convergência Digital

TICs podem formar 1 milhão a cada quatro anos com recursos já existentes

Convergência Digital - Carreira
Luís Osvaldo Grossmann - 09/04/2019

O Brasil tem plenas condições de dar saltos de produtividade com a transformação digital, mas isso exige a modernização legislativa que impactem a competitividade e a qualificação profissional em tecnologias de informação e comunicações. E como destaca o presidente da Confederação Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação, Edgar Serrano, há ações fundamentais que não implicam em novos custos ao Estado.

“Os principais desafios e demandas da Contic são desatar nós para garantir internet para todos, e a segurança jurídica para que as empresas possam fazer isso. E garantir que exista mão de obra suficiente. Modernizar a legislação não vai custar um centavo. E o que já é descontado da folha de pagamento pode ser efetivamente usado para o setor”, defendeu Serrano, que nesta terça, 9/4, participou de painel promovido em Brasília pelo portal Telesíntese.

“Na questão de formação de mão de obra, temos hoje uma arrecadação gigantesca do nosso setor, mas do qual não é gasto um centavo para formação. A solução é a aprovação do PLC 79/16 e do PL 10.762/18. Uma vez que o dinheiro que as empresas arrecadam e não retorna, pode permitir o treinamento de 1 milhão de pessoas a cada quatro anos, pessoas que não teriam condições de ingressar no mercado digital”, afirmou o presidente da Contic.

O PLC 79/16 atualiza a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97) e é visto pelo setor como a reforma que permitirá converter para banda larga os recursos que hoje vão para a telefonia fixa. Ele já foi aprovado na Câmara e aguarda parecer da CCT do Senado para encaminhamento de votação em Plenário. O PL 10.762/18 estabelece o Serviço Social e o Serviço de Aprendizagem de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), dando à Contic a gestão de estimados R$ 1 bilhão por ano para qualificação profissional.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

16/09/2019
Graduação em Ciências de Dados terá 2610 horas

11/09/2019
Automação e IA exigem que Brasil reeduque sete milhões em três anos

09/09/2019
Centro de Inovação abre 100 vagas com jornada flexível e home office

09/09/2019
Governo prioriza banco de talentos para servidores federais

05/09/2019
Embraer abre 150 vagas para estágio e usa Inteligência Artificial

04/09/2019
Existem mais de 2 mil vagas abertas para DevOps no Brasil

02/09/2019
Governo esvazia Ciência e Tecnologia e corta bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado

14/08/2019
A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

13/08/2019
RH da OLX define planos de cargos e salários como ultrapassados

12/08/2019
Programa Fábrica de Talentos capacita mais de 300 alunos

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

TICs vão demandar 700 mil novos profissionais na Indústria em cinco anos

Dados são do Mapa do Trabalho Industrial, feito pelo SENAI, que indicam ainda a urgência na qualificação de 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais por conta da indústria 4.0. Um dos especialistas em alta é o condutor de processos robotizados, com um incremento de 22% no número de vagas.

Dizer não é saudável para o ambiente de trabalho

A posição é defendida pelo diretor geral da Robert Half, Fernando Mantovani. Segundo ele, acumular tarefas e colocar prazos em conflito é um risco alto.

Técnicos são os que mais procuram especialização em Big Data

Cursos voltados para desenvolvimento Full Stack e Segurança Cibernética também são bastante demandados. No caso do big data, dos alunos formados nesta área, 45% possuem mais de 10 anos de experiência (sênior); 36% até nove anos (pleno) e 19% até três anos (recém-formados).

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site