Home - Convergência Digital

TICs podem formar 1 milhão a cada quatro anos com recursos já existentes

Convergência Digital - Carreira
Luís Osvaldo Grossmann - 09/04/2019

O Brasil tem plenas condições de dar saltos de produtividade com a transformação digital, mas isso exige a modernização legislativa que impactem a competitividade e a qualificação profissional em tecnologias de informação e comunicações. E como destaca o presidente da Confederação Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação, Edgar Serrano, há ações fundamentais que não implicam em novos custos ao Estado.

“Os principais desafios e demandas da Contic são desatar nós para garantir internet para todos, e a segurança jurídica para que as empresas possam fazer isso. E garantir que exista mão de obra suficiente. Modernizar a legislação não vai custar um centavo. E o que já é descontado da folha de pagamento pode ser efetivamente usado para o setor”, defendeu Serrano, que nesta terça, 9/4, participou de painel promovido em Brasília pelo portal Telesíntese.

“Na questão de formação de mão de obra, temos hoje uma arrecadação gigantesca do nosso setor, mas do qual não é gasto um centavo para formação. A solução é a aprovação do PLC 79/16 e do PL 10.762/18. Uma vez que o dinheiro que as empresas arrecadam e não retorna, pode permitir o treinamento de 1 milhão de pessoas a cada quatro anos, pessoas que não teriam condições de ingressar no mercado digital”, afirmou o presidente da Contic.

O PLC 79/16 atualiza a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97) e é visto pelo setor como a reforma que permitirá converter para banda larga os recursos que hoje vão para a telefonia fixa. Ele já foi aprovado na Câmara e aguarda parecer da CCT do Senado para encaminhamento de votação em Plenário. O PL 10.762/18 estabelece o Serviço Social e o Serviço de Aprendizagem de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), dando à Contic a gestão de estimados R$ 1 bilhão por ano para qualificação profissional.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

18/04/2019
Ciência na Escola terá R$ 100 milhões para formar uma nova geração de cientistas no Brasil

12/04/2019
O profissional do futuro de TI é alguém que ninguém conhece

09/04/2019
TICs podem formar 1 milhão a cada quatro anos com recursos já existentes

01/04/2019
Inteligência emocional faz a diferença na escolha do profissional de TIC

01/04/2019
Brasil leva seis alunos de TICs para a semifinal mundial do Huawei ICT Competicion

08/03/2019
Igualdade de gênero é uma mentira. Mulheres vão levar 202 anos para ganhar igual aos homens

22/02/2019
Mercado de trabalho: Lacunas de habilidades distanciam patrões e profissionais

20/02/2019
Futuro do trabalho: reinventar o RH custará muitos erros

15/02/2019
Harvard tem 24 cursos gratuitos para Ciência de Dados e de computação

14/02/2019
Mais de 60% dos brasileiros estão infelizes, mas têm medo de mudar de emprego

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O futuro do trabalho colocado à prova

Por Luiz Camargo*

Novas profissões exigem também novas habilidades para acompanhar a revolução digital. Os novos empregos certamente irão demandar habilidades analíticas, matemáticas e digitais, com um toque de neurociência.

Destaques
Destaques

STF anula decisão do TST e reforça valor legal da terceirização

Decisão aconteceu em uma ação de uma atendente contratada pela Contax, prestadora de serviços de call center, para atuar como terceirizada na Telemar Norte Leste.

Mais de 60% dos brasileiros estão infelizes, mas têm medo de mudar de emprego

Estudo da Brands2Life, com o LinkedIn, traz um dado assustador: 80% dos brasileiros não se candidata para a vaga de trabalho que gostaria. Cerca de um terço dos profissionais deixa de se candidatar a uma nova vaga por falta de confiança na sua própria capacidade.

Serviços de TI e de Telecom podem ser 100% terceirizados no Governo Federal

Também foi incluída na lista divulgada pelo governo Federal o serviço de teleatendimento. Decisão está publicada na portaria 443/2018.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site