Convergência Digital - Home

AWS: IoT exige edge computing e 5G vai revolucionar a oferta de cloud

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 15/04/2019

Internet das Coisas exige edge computing para a redução da latência das aplicações e a AWS está ciente da necessidade da tecnologia no Brasil, tanto que já têm cinco sites de edge computing no País, observa o diretor do setor público da Amazon Web Services (AWS) para a América Latina, Jeff Kratz.

Em visita ao Brasil, o executivo comemorou o fato de, enfim, o governo federal ter dado preferência ao processo cloud first nas compras governamentais. “O governo federal sinaliza para outras esferas do poder público”, exalta Kratz. À CDTV, do Convergência Digital, o executivo da AWS diz que o Brasil inspira na estratégia para a América Latina.

“Estamos muito inspirados pelo que vemos no Brasil. De startups a empresas, de governos a escolas, vemos uma mentalidade de startups alavancando o uso da computação em nuvem para entregar resultados mais rápidos e a custos mais eficientes.  A transformação digital está em curso no país”, reforça.

Kratz admite que o 5G – que está chegando – vai mudar toda a forma de oferta de serviços, inclusive os de cloud computing.   “O 5G vai abrir muitas oportunidades, especialmente para desenvolvedores e startups e na possibilidade de levar suas aplicações a uma população que está cada vez mais móvel”, diz.

O Brasil é uma prioridade de investimentos da AWS e uma das ações que mais entusiasma é a capacitação da mão de obra. Segundo Jeff Kratz, já há acordos com universidades para preparar as futuras gerações de trabalho. Assistam a entrevista com o diretor da AWS, Jeff Kratz.


Destaques
Destaques

Embratel centraliza dados do ministério da Saúde na nuvem

Os dados do Portal do Ministério da Saúde, do Portal Coronavírus e e-SUS-VE foram 100% migrados para a nuvem da Embratel. Entre os aplicativos migrados está o CoronavírusSUS. Os apps de saúde já atingiram picos de mais de 80 milhões de acessos diários.

Compartilhamento de dados fomenta o big data no governo federal

A TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que ainda há muito por usar em análise de dados no governo. O MPF foi o maior utilizador dos dados para análise. O Executivo ficou com apenas 20%. Serviços na nuvem também ficam aquém do desejado.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site