Home - Convergência Digital

WND e Facens firmam parceria para fomentar uso de IoT

Convergência Digital - Carreira
Da redação - 22/04/2019

A WND Brasil e a Faculdade de Engenharia de Sorocaba- Facens firmaram uma parceria que garante cobertura da rede Sigfox em todo o Smart Campus do Centro Universitário. A WND  instalou uma antena que garante sinal para transmissão de mensagens dos sensores de Internet das Coisas já instalados ou a serem ainda colocados em funcionamento.

“Implementar cobertura Sigfox em campi universitários sempre foi uma atividade importante da WND”, afirma o diretor de Ecossistema da empresa, o engenheiro José Almeida. Para ele, a curiosidade e a criatividade dos estudantes de engenharia ajudam a desenvolver dispositivos para aplicações de Internet das Coisas com a tecnologia Sigfox. “O ecossistema cresce a cada dia. Quando iniciamos a operação eram apenas dois dispositivos; hoje são mais de 30 que atendem a uma série de necessidades de soluções IoT”, conclui Almeida.

A parceria foi anunciada durante a 26ª Semana da Engenharia, Arquitetura e Tecnologia da Facens, evento tradicional que reúne estudantes e profissionais para palestras, minicursos, workshops e área de exposição com participação de empresas. Com a parceria, a WND irá disponibilizar kits de desenvolvimento para os estudantes e dar apoio técnico, com palestras e aconselhamentos, sobre a tecnologia e o modelo comercial Sigfox.

Para a Facens, a parceria tornará o Smart Campus ainda melhor, pois a ampliação do sinal de conectividade facilitará o desenvolvimento de soluções de IoT. De acordo com a Diretora de Pesquisa e Coordenadora Geral do Smart Campus, Regiane Relva Romano, em contrapartida o Centro Universitário FACENS disponibilizará o  seu Living Lab de Cidades Inteligentes, para que dispositivos IoT que utilizam a tecnologia Sigfox possam ser testados e para que os alunos, professores e parceiros,  possam desenvolver soluções e projetos utilizando essa tecnologia, que possam ser testados em um ambiente real.

“A Facens, mais uma vez, sai na frente agregando mais uma importante parceria tecnológica para atingir o objetivo de tornar o Smart Campus cada vez mais inteligente. Os kits e os treinamentos disponibilizados pela WND serão fundamentais para que que nossos alunos fiquem ainda melhor preparados para o mercado de trabalho. A instalação da antena permitirá que não haja perda de conectividade com os dispositivos, o que garante a obtenção de dados de maneira atualizada e constante, bem como a acuracidade nas informações”, explica a diretora.

 

 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

15/04/2020
Internet das Coisas: Quase 30% das empresas sofreram incidentes de segurança

25/03/2020
Brasil contabiliza 19% dos projetos de IoT em produção na América Latina

18/02/2020
Conexão das coisas será quase a metade dos acessos à Internet no Brasil em 2023

14/02/2020
É urgente fazer software inteligentes para avançar Internet das Coisas no Brasil

10/02/2020
Bosch usa o Tinbot, robô brasileiro, para ampliar negócios em IoT

31/01/2020
Financiamento para IoT no BNDES recebe propostas até o dia 07

22/01/2020
Vivo chega a 10 milhões de dispositivos conectados à IoT

16/01/2020
Rede de IoT da American Tower atinge 220 cidades

07/01/2020
O carro será uma Internet das Coisas

18/12/2019
Fazendas da Atto Sementes contratam 4G e IoT da Vivo

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

TST suspende demissões na Dataprev enquanto durar crise da Covid-19

Trabalhadores alegaram que os prazos acordados no fim da greve não terão como ser integralmente cumpridos diante da situação emergencial com a epidemia do coronavírus. 

TST: Teletrabalho tem de respeitar os contratos de trabalho

Corte aponta, no entanto, que em situações emergenciais, como a atual crise da Covid-19, a adoção da jornada online temporária prescinde formalização, mas deve respeitar leis trabalhistas. 

Coronavírus: Teles advertem que sem equipes técnicas na rua, há risco para a rede

O SindiTelebrasil está alertando Estados e municípios sobre a necessidade e urgência em manter suas equipes técnicas e os call centers em operação, ainda que de forma reduzida, para garantir a conectividade e como medida essencial.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site