GESTÃO

Imposto de Renda: mainframes do Serpro operaram com pico de 89,6% de capacidade

Convergência Digital* ... 02/05/2019 ... Convergência Digital


O Serpro, responsável pelo recebimento das declarações de imposto de renda, informa que, somente na última semana de prazo, foram registrados mais de 11 milhões de declarações, e os mainframes chegaram a operar com um pico de 89,6% de sua capacidade, atingido na manhã da segunda-feira, dia 29. No entanto, mesmo com toda esta carga de processamento, o tempo de resposta dos programas ficou em torno de 0,02 segundos, uma disponibilidade considerada altíssima. Em uma hora, chegaram a ser recebidos mais de 305 mil declarações.

O trabalho da equipe da estatal permitiu que o processamento das declarações, em alguns casos, fosse feito em até 24 horas após sua recepção. Mesmo com o grande volume de dados recebidos nos últimos dias, a previsão é que o processamento final de todos os documentos recebidos dentro do prazo seja feito até esta sexta-feira, 3 de maio.

Dos mais de 30 milhões de declarações entregues, 745.880 foram encaminhadas aos sistemas do Serpro e da Receita por dispositivos móveis, mais que o dobro do ano passado. Elas responderam cerca de 2,5% do total e foram feitas pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, desenvolvido pelo Serpro e disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS. Foram entregues cerca de 30.677.080 declarações recebidas pelos sistemas do Serpro e da Receita Federal do Brasil.

O subsecretário de Gestão Corporativa Substituto da Receita Federal, Juliano Neves, observa que desde o começo do prazo para a entrega- no dia 07 de março- não foi registrado qualquer problema na parte da TI e não houve registro de incidente, mesmo se trabalhando com números históricos, maiores do que os previstos. Nas últimas horas, o Serpro chegou a receber mais de 1 milhão de declarações, com os sistemas mantendo a qualidade do serviço ao cidadão.

O envio do IRPF 2019 ainda não acabou. O Serpro agora irá fazer a recepção das declarações remanescentes, entregues fora do prazo, e retificadoras, caso o contribuinte tenha caído na malha fina.


Carreira
Teletrabalho: medo de perder emprego cria obrigação de ficar 100% online

Pesquisa do LinkedIn aponta que 68% dos brasileiros têm trabalhado de uma a quatro horas a mais por dia por conta de estarem em home office. Maior parte reclama de ansiedade e estresse. Maioria também reclama da ausência dos colegas de trabalho, mas 43% se sentem mais produtivos com o trabalho remoto.

Assespro: Lei de apoio financeiro às PMEs é bem-vinda, mas ainda há a exigência de garantias

Governo Bolsonaro sancionou a Lei 13/999/2020 para crédito às PMEs por conta da pandemia de Covid-19. Até o momento, conforme pesquisa do SEBRAE, as pequenas e médias empresas tiveram mais de 80% dos seus pedidos de crédito rejeitados.

Justiça Federal acata pleito e investe em software feito em código aberto

Sistema  eproc, desenvolvido pela Justiça Federal da 4ª Região, já distribuiu mais de 10 milhões de processos e teve a sua continuidade assegurada pelo Conselho da Justiça Federal.

Governo vai usar Alexa, da Amazon, para informar sobre serviços digitais

Acordo permite, até aqui, que a assistente virtual responda a algumas perguntas, como os procedimentos para emitir documentos digitais, pedir seguro desemprego ou se informar sobre prevenções à Covid-19.

Projeto quer isentar empresas do Simples de pagar impostos em 2020

O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) apresentou ao Senado um projeto (PLP 121/2020) que cria o Financiamento Simplificado Especial Temporário (FSET).




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G