TELECOM

Telefônica: gap digital é enorme no Brasil

Da Agência Telebrasil ... 22/05/2019 ... Convergência Digital

O presidente da Telefônica, Christian Gebara, ao participar do Painel Telebrasil 2019, nesta quarta-feira, 22/05, disse que a companhia vai manter seus investimentos no Brasil, mas reforçou a necessidade de se criar um ambiente mais favorável para que eles sejam mais efetivos.

Gebara lembrou que, no atual contexto, não existe transformação digital sem conectividade e que esta transformação tem desafios bastante específicos a serem enfrentados aqui no Brasil. “O Brasil tem hoje um grande gap digital a ser preenchido”, afirmou, lembrando que 33% dos habitantes do país sequer utilizam a internet, percentual ainda maior nas regiões Norte e Nordeste.

Ainda de acordo com Gebara, 19% dos municípios brasileiros não têm cobertura 4G, assim como 45% das pessoas não contam com smartphones 4G. Além disso, 87% dos municípios brasileiros não contam com conexões acima de 34Mbps disponíveis.

“O impacto deste gap se dá em toda a sociedade. Hoje estamos muito atrás de outros países”, diz, lembrando que só 15% das cidades têm equipamentos para implementar prontuários eletrônicos, contra 98% na Inglaterra. Em outra frente, só 28% dos estudantes brasileiros utilizam computadores conectados na escola.

Mas como tirar esta diferença? Um dos pontos citados pelo executivo trata dos tributos cobrados hoje do setor. “O Brasil tem 43% de tributos sobre receita líquida no setor de telecomunicações, contra 13% nos EUA, por exemplo”, compara. Além disso, as prestadoras de serviços de telecomunicações ainda estão presas a obrigações legais obsoletas, como as referentes à oferta de telefonia fixa e têm de enfrentar um grande número de diferentes legislações. “O país tem mais de 300 leis municipais e estaduais para implementação de antenas, e isso restringe a expansão”, diz.

Para Gebara, o Brasil precisa de mudanças estruturais e ele aposta em algumas frentes como a aprovação do PLC 79/16; a criação de um regulamento de qualidade; a realização do leilão das frequências 5G sem viés arrecadatório; a criação de um ecossistema de IoT; e um trabalho de autoregulamentação do setor que garante o direito do consumidor.

“Enquanto isso, continuamos apostando no Brasil. Este ano, nossa previsão é de investir mais R$ 9 bilhões, atendendo mais cidades com FTTH e ampliando a cobertura 4,5 G. Vamos ajudar a construir o Brasil Digital, mas este deve ser um compromisso é de todos”, completa.


Internet Móvel 3G 4G
Vendas por smartphones aumentam o faturamento do e-commerce em 36%

O volume de pedidos por dispositivos móveis cresceu 42% nos primeiros seis meses do ano, revela estudo da Ebit/Nielsen. O faturamento do comércio eletrônico chegou a R$ 26,4 bilhões, um crescimento de 12%.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Anatel aperta o cerco aos equipamentos piratas de TV por Assinatura

Agência reguladora alerta que os aparelhos sem homologação aumentam o risco de vazamento de materiais tóxicos, choques elétricos e até explosões. No ano passado, mais de 200 mil foram lacrados. 

Vivo coloca IA Aura para atender clientes pelo WhatsApp

Pelo número 11-99915-1515, é possível esclarecer dúvidas sobre planos e promoções, verificar consumo de dados, fazer recargas com bônus e receber 2ª via de conta, entre outras funcionalidades.

Silêncio positivo para antenas passa na MP da Liberdade Econômica, mas não como o mercado esperava

Serão os órgãos públicos- os responsáveis pela burocracia excessiva e que restringem a liberação da implantação - os responsáveis por determinar um prazo máximo de resposta. MP da Liberdade Econômica também mexeu em pontos da Lei trabalhista.

Unifique compra provedor Internet em Santa Catarina

Aquisição faz parte da estratégia da Telecom catarinense de ampliar sua área de expansão e conquistar 1 milhão de residências até 2025. Unifique, hoje, atende a 116 municípios do Estado de Santa Catarina.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G