Convergência Digital - Home

Grupo SADA faz transformação digital com serviços compartilhados e nuvem da Salesforce

Convergência Digital
Convergência Digital - 06/06/2019

O Grupo SADA, conglomerado empresarial originário de Betim-MG e fundado na década de 70, adotou Salesforce para viabilizar o novo modelo de gestão da companhia, apoiado em serviços compartilhados, assim como automatizar vendas e integrar as equipes. A implementação, realizada pela JFOX, parceira Salesforce, impacta mais de 38 empresas do Grupo, que atuam em setores como logística, transportes, indústria, comércio, concessionárias, bioenergia, serviços, entre outros.

Ao focar em um projeto de transformação digital em serviços compartilhados – em que uma área dedicada atende as demais empresas em suas respectivas áreas de atuação –, o Grupo SADA se deparou com o desafio de encontrar uma solução que suportasse o volume de dados e todas as diferentes regras de negócios e de processos de cada organização. Para isso, a organização optou pela Salesforce Platform para criar soluções que otimizam os fluxos de trabalho e aos processos internos; Sales Cloud, para automatizar vendas, e Salesforce Chatter para simplificar a integração dentro de todas as empresas da companhia e a comunicação entre os colaboradores.

Após o processo de implantação da Salesforce em janeiro de 2017, o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) se tornou viável, assim como uma melhoria contínua de sua eficiência. O número de chamados das empresas no escopo de atuação do CSC aumentou para 374.281, um crescimento de 26% no período de fevereiro a setembro de 2018 quando comparado ao mesmo período de 2017. Ou seja, as equipes já estão conseguindo resolver as demandas cada vez com maior agilidade, com ajuda da ferramenta. Outra métrica que impactou positivamente o negócio foi o processo de solicitações de compras, que aumentou 17%, passando de 17.969 para 21.097. “A Salesforce nos ajudou a melhorar a qualidade dos atendimentos, aumentando a satisfação dos nossos colaboradores nas empresas. E tudo isso sem alterar o quadro da equipe ou sobrecarregar os times”, assegura Rose Figueiredo, diretora de CSC do Grupo SADA.

No Centro de Serviço Compartilhado (CSC) do Grupo SADA foi implementado o Salesforce Platform para a criação de apps para o gerenciamento de aproximadamente 100 processos otimizados dos departamentos de Suprimentos, Contábil/ Fiscal, Administração de Pessoal, financeiro e Gestão de Serviços. A plataforma também foi implementada para gerir processos dos setores de Tecnologia da Informação e Jurídico. Agora, a equipe consegue fazer uma análise crítica dos processos, identificando gargalos e melhorando a operação.

No departamento Comercial, o grupo SADA implementou o Sales Cloud, para que todo o time tenha uma visão completa dos clientes, de forma a administrar as solicitações abertas, pedidos, críticas, etc. Com um dashboard simples e de fácil visualização, a plataforma apresenta indicadores que auxiliam as equipes de vendas e relacionamento com os clientes do Grupo SADA vendas e de relacionamento com o cliente a realizarem um atendimento de excelência.Também utilizada pela equipe comercial do Grupo SADA, a rede social interna Chatter permite que os colaboradores de toda a empresa compartilhem informações, acompanhem os status dos projetos em seus dispositivos móveis e compartilhem insights, casos de atendimento ou suporte.

“Nossas empresas ficam em diferentes cidades e temos muitos colaboradores que trabalham remotos, por isso precisávamos de uma solução que permitisse uma troca fluída de informações, de maneira fácil e a partir de qualquer lugar”, diz Catarina Macedo, Gerente de Gestão de Serviços do Grupo SADA. Com a solução, os gestores e diretores aprovam solicitações via smartphone, garantindo mais agilidade e assertividade aos processos, completa.

Com o sucesso da implementação, o Grupo SADA já planeja expandir o uso de Sales Cloud e do Salesforce Chatter para outros departamentos assim como ampliar o CSC. “Queremos conectar todo o Grupo, fazer com que setores de diferentes lugares tenham acesso às mesmas informações, facilitar a comunicação interna e o fluxo de trabalho”, comenta Daniela Medioli, Diretora Executiva do Grupo SADA.

Os funcionários do Grupo SADA usam o Trailhead, a plataforma de aprendizado on-line gratuita da Salesforce, para encontrar novas funcionalidades das soluções Salesforce, contribui para aprimoramentos internos e desenvolver novas habilidades. “Sempre há oportunidades para inovação e melhora contínua, pois a Salesforce nos abre um leque infinito de possibilidades. À medida que aprendemos e implementamos, surgem novas formas de impactar nossos clientes e colaboradores”, completa.

Daniel Hoe, Diretor de Marketing da Salesforce para América Latina, destaca a importância dos times do Grupo SADA desenvolverem novas habilidades com Trailhead. "Como a Quarta Revolução Industrial reformula a forma como vivemos e trabalhamos, espera-se que até 2020, 33% das habilidades necessárias no ambiente de trabalho sejam conhecimentos novos", aponta o executivo. "Ao incentivar o uso do Trailhead, o Grupo SADA prepara seus próprios colaboradores, com as ferramentas de aprendizado necessárias, para essa nova era tecnológica", finaliza.


Destaques
Destaques

Menos de 20% das empresas migraram cargas de trabalho para a nuvem na América Latina

A transformação digital passa pela nuvem, mas ainda há muito espaço para colocar as cargas de trabalho no ambiente cloud, pontuou David Farrell, da IBM. Empresa anunciou a criação, em 2020, de uma multizone region latino-americana, a sétima do tipo da IBM no mundo.

Uma empresa utiliza, em média, 1295 serviços na nuvem

Relatório Netskope Cloud Report aponta que as três principais violações de política detectadas em serviços de nuvem corporativa incluem Prevenção a Perda de Dados (DLP), política de atividade na nuvem e, violações de atividade atípica.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site