INOVAÇÃO

MCTIC desafia bancos a serem investidores do setor de TI nacional

Por Fábio Barros ... 11/06/2019 ... Convergência Digital

Ao participar da abertura do CIAB Febraban, evento que acontece esta semana, em São Paulo, o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Paulo Cesar Rezende Alvim, destacou o papel do setor financeiro no desenvolvimento da indústria brasileira de TI, “não apenas como usuário, mas também como investidor”, e aproveitou para desafiar a vertical.

O secretário destacou que é preciso ampliar o número de empresas inovadoras no Brasil, mas dentro de um modelo de transformação digital. “Para isso, gostaríamos muito de multiplicar os encontros de fintechs, que não podem ocorrer apenas uma vez ao ano”, disse, referindo-se ao hackaton anual realizado pela Febraban nos dias que antecedem o CIAB.

Alvim prosseguiu, ressaltando o papel do setor financeiro na transformação dos clientes de serviços financeiros em usuários de sistemas financeiros. Para ele, é preciso aproveitar a harmonia e integração existente no setor de TICs para ampliar ambientes de inovação. E completou: “nenhum sistema de inovação funciona se não tivermos criadores de conhecimento mais próximos”, afirmou. Lembrando da necessidade de preencher postos de trabalho no setor de tecnologia, o secretário disse que os bancos precisam se aproximar das universidades para acelerar esse processo.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Projetos inovadores de todo o Brasil poderão receber até R$ 200 mil

Conecta Startup Brasil seleciona 100 equipes de empreendedoras e startups em estágio inicial. Não há a exigênica de CNPJ.

China diz que terá criptomoeda semelhante à Libra do Facebook

O vice-diretor do departamento de pagamentos do Banco Popular da China, Mu Changchun, diz que a moeda virtual vai proteger a soberania cambial do País. A criptomoeda pode ser usado no WeChat e no Alipay, do Alibaba.

Mão de obra é o gargalo para fazer tecnologia e inovação no Brasil

Fazer com que os jovens fiquem atraídos pela tecnologia e pelas engenharias é obrigação na jornada digital, adverte o presidente da Assespro Paraná, Adriano Krzyuy. "Temos poucas pessoas capacitadas. Precisamos mudar esse quadro logo", lamenta.

CGI.br quer ser orquestrador da inovação no Brasil

"A nossa intenção é ser uma ponte entre os laboratórios da academia, as startups e as empresas. Essa articulação nacional é necessária", diz Henrique Falhaber.

Empreendedorismo exige coragem, foco, resiliência e persistência

"O esporte de alta performance é muito semelhante a uma startup. Ele exige autoresponsabilidade e autodisciplina e uma ousadia em arriscar", observa o medalhista olímpico, Thiago Pereira.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G