Convergência Digital - Home

AWS: Brasil dá passos importantes para ser cloud first

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann* - 12/06/2019

Afiada sobre as mudanças regulatórias que o governo brasileiro vem adotando nos últimos anos, especialmente a estratégia que privilegia a adoção da computação em nuvem para oferta de serviços digitais, a vice-presidente da Amazon Web Services para setor público, Teresa Carlson, alinha o país entre aqueles que estão se preparando para a transformação digital. 

“No Brasil, além do nível federal, estamos vendo as coisas acontecerem também em nível estadual. O que faz sentido, seja pela demanda dos cidadãos, mas porque são entes com legislações e orçamentos próprios”, afirmou a executiva em entrevista ao Convergência Digital durante o 10º AWS Public Sector Summit, que acontece nesta semana em Washington, nos Estados Unidos. 

A AWS tem motivos para festejar o país, sua principal base na América Latina, e onde se tornou a fornecedora do que é a primeira ‘nuvem federal’, caminho pelo qual o governo quer fornecer serviços digitais. E já defende que o Brasil dê mais um passo, replicando o modelo de aquisições desenvolvido no Reino Unido para compras públicas de tecnologia. 

“Estou muito animada com o que estamos vendo no Brasil, porque vemos que estão sendo dados passos importantes. Mas uma coisa que poderia ser replicada no Brasil é a experiência do Reino Unido, que criou o que eles chamam de G-Cloud para licitações”, disse Teresa Carlson. Trata-se de um sistema criado ainda em 2012 pelo qual fornecedores, especialmente pequenas empresas, oferecem diferentes serviços ‘comoditizados’, como armazenamento, software e suporte, prestados por meio de ‘nuvem’ e oferecidos num ‘marketplace’ online semelhante as lojas de aplicativos. 

“Foi uma solução muito disruptiva, criada numa época em que o governo britânico gastava 90% do orçamento de TI com apenas 10 fornecedores. E isso tinha impactos financeiros e de segurança nos contratos, porque só era possível ter um número limitado de patches, por exemplo. O que deixava a escolha entre segurança e escalabilidade. Então eles foram além da ‘nuvem primeiro’, é ‘nuvem nativa’”, afirmou a vice presidente da AWS. 

* Luís Osvaldo Grossmann participa do Public Sector Summit a convite da AWS


ARTIGO . Por Melissa Torgbi

Cientista de dados: seja curioso, se envolva e tenha muita disposição para resolver problemas

Há muita empolgação acerca do termo “ciência de dados” atualmente. Para nós que queremos ser cientistas de dados, há alguns requisitos. Um deles: ter muita, mas muita vontade de aprender o tempo todo.

Destaques
Destaques

Governo digital: qualidade do serviço passa pela integração dos dados

O bom resultado dos serviços digitalizados passa por uma infraestrutura de TI robusta, com dados interoperáveis em todas as camadas, aponta o VP da Oracle, Rodrigo Solon Chaves.

Empresas ambicionam mais Inteligência Artificial, mas sofrem com falta de talento

Um apesquisa global da Bain mostra que três em cada empresas, instigadas pela covid-19 e a aceleração da digitalização, se preparam para investir mais em inteligência artificial e machine learning. Mas assumem que as dificuldades não são poucas.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O que é o balanceamento de carga de alta disponibilidade?

Por Ivan Marzariolli *

A alta disponibilidade começa com a identificação e eliminação de pontos únicos de falha em sua infraestrutura que podem desencadear uma interrupção do serviço - por exemplo, implantando componentes redundantes para fornecer tolerância a falhas no caso de um dos dispositivos estiver com problemas.

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site