INOVAÇÃO

Banco Original já adota open banking com parceiros

Por Roberta Prescott e Carlos Afonso ... 12/06/2019 ... Convergência Digital

O banco digital Original tem, desde 2016, uma plataforma de open banking que permite que parceiros possam se conectar. Por meio dela, os clientes podem consumir serviços do banco e informações como saldo, investimento, empréstimos, entre outros.

Em entrevista à CDTV, Glauco Luiz Sampaio, gerente-executivo de Segurança da Informação e Prevenção a Fraudes do Banco Original, explicou como é feita a gestão das interfaces de programação de aplicações (APIs) de modo a ficar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

"Nós temos um time responsável pela gestão de APIs e governança do open banking. Além de prospectar clientes e parceiros e criar necessidades para que os times de tecnologia desenvolvam as APIs e disponibilizem no open banking, eles fazem a gestão das APIs em termos de uso, controle e segurança, se precisam ter melhorias", explicou.

Sampaio acrescentou que a gestão dos dados pelos terceiros passa a ter um peso maior com a LGPD. "O Banco Original, como gerador do dado, e o parceiro, como operador da operador, nós temos de garantir que ele está de acordo com o que a lei coloca de requisitos. E este é nosso desafio de agora até 2020."

Rede de blockchain

O Original também integra a Rede de Blockchain do Sistema Financeiro Nacional, lançada nesta quarta-feira 12/6, no CIAB. Administrada pela Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), a rede permite o compartilhamento de informações entre as instituições parceiras, protegendo dados de forma rápida e acessível, desde o primeiro acesso. O primeiro caso de uso — device ID — foi baseado na plataforma Hyperledger Fabric, da IBM.

Em nota, Raul Moreira, diretor-executivo de Tecnologia, Produtos e Operações do Banco Original, destacou que ele é o único banco digital a integrar o grupo de instituições financeiras que passam a compartilhar informações em uma rede blockchain. Para Moreira, a rede vai permitir ao banco avançar nos estudos do uso do blockchain em soluções de open banking, de forma integrada com a plataforma de APIs (interface de programação de aplicativos, que permite a conexão com entidades externas, a exemplo das fintechs) e inteligência artificial. 


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Projetos inovadores de todo o Brasil poderão receber até R$ 200 mil

Conecta Startup Brasil seleciona 100 equipes de empreendedoras e startups em estágio inicial. Não há a exigênica de CNPJ.

China diz que terá criptomoeda semelhante à Libra do Facebook

O vice-diretor do departamento de pagamentos do Banco Popular da China, Mu Changchun, diz que a moeda virtual vai proteger a soberania cambial do País. A criptomoeda pode ser usado no WeChat e no Alipay, do Alibaba.

Mão de obra é o gargalo para fazer tecnologia e inovação no Brasil

Fazer com que os jovens fiquem atraídos pela tecnologia e pelas engenharias é obrigação na jornada digital, adverte o presidente da Assespro Paraná, Adriano Krzyuy. "Temos poucas pessoas capacitadas. Precisamos mudar esse quadro logo", lamenta.

CGI.br quer ser orquestrador da inovação no Brasil

"A nossa intenção é ser uma ponte entre os laboratórios da academia, as startups e as empresas. Essa articulação nacional é necessária", diz Henrique Falhaber.

Empreendedorismo exige coragem, foco, resiliência e persistência

"O esporte de alta performance é muito semelhante a uma startup. Ele exige autoresponsabilidade e autodisciplina e uma ousadia em arriscar", observa o medalhista olímpico, Thiago Pereira.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G