SEGURANÇA

ONU, com Brasil no processo decisório, decide não banir spyware comerciais para Governo

Convergência Digital ... 02/07/2019 ... Convergência Digital

Os países-membros da ONU devem evitar uma moratória sobre spyware comerciais, decidindo encomendar um estudo sobre como a tecnologia digital afeta os direitos humanos, de acordo com um esboço da resolução de direitos humanos das Nações Unidas, antecipado pela Agência Reuters, nesta terça-feira, 02/07. A aprovação da resolução está prevista para o final da próxima semana. Se acontecer, estabelecerá um  um painel de discussão na sessão do Conselho em junho de 2020, com um amplo relatório para ser divulgado em 2021.

O texto da resolução, apresentada por Áustria, Brasil, Dinamarca, Marrocos, Coreia do Sul e Cingapura, não menciona o pedido feito pelo especialista do Conselho sobre liberdade de expressão, David Kaye, por uma moratória imediata sobre o uso e a venda de ferramentas e software de vigilância. Na sua participação, Kaye detalhou o uso de spyware desenvolvido e apoiados por empresas privadas por governos para aumentar a vigilância sobre jornalistas e dissidentes políticos.

O texto visto pela Reuters omite essa posição, mas observa que “impactos, oportunidades e desafios da rápida mudança tecnológica... não são totalmente compreendidos”, e há a solicitação formal por estudos mais detalhados sobre a questão. A decisão ameniza e muito o denunciado por David Kaye. “O uso contínuo de tecnologia de vigilância privada, de spyware comercial, sem proteções, é um dano contínuo aos indivíduos e ao Estado de direito.”


Globo afirma que ataque hacker não 'roubou' dados de usuários

Houve duas invasões ao sistema de notificações push da Globoplay e da GShow no final de semana. O ataque teria sido conduzido por um grupo hacker da Arábia Saúdita. Segundo a Globo, 'invasores se limitaram a enviar mensagens para toda a base'.

Consciência é a maior vacina contra os riscos cibernéticos

Em tempos de home office por conta do coronavírus, o gerente de segurança do CAIS/RNP, Edilson Lima, diz que cabe ao usuário redobrar seu cuidado. "Cada um tem de fazer sua parte", afirma.

Cibercrime usa Coronavírus para roubar dados pessoais no WhatsApp

Golpe oferece suposto kit gratuito com máscara e álcool gel - a ser dado pelo Governo Federal - para atrair as pessoas mais nervosas em relação à pandemia.

RNP terá programa para formar profissionais em Segurança Cibernética

O diretor da área na Rede Nacional de Pesquisa, Emilio Nakamura, assegura que a intenção é 'acelerar a formação de novos profissionais não apenas na Academia, mas também na inovação aberta'.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G