TELECOM

Frente ao 5G, entidade mundial lança diretrizes para massificar o Wi-Fi 6

Por Roberta Prescott* ... 10/07/2019 ... Convergência Digital

Em preparação para a iminente liberação da tecnologia Wi-Fi de próxima geração no fim deste ano, a Wireless Broadband Alliance (WBA) lançou um white paper que fornece diretrizes de implantação de Wi-Fi 6 em diversos cenários possíveis.  

A WBA alerta que, globalmente, a dependência de Wi-Fi continua a crescer exponencialmente, impulsionada por vários fatores, tais como o número de dispositivos Wi-Fi no mundo, chegando a 9 bilhões e a geração de mais de 33 bilhões de exabytes de tráfego IP, que, em 2022, crescerá para mais de 63 bilhões de exabytes de tráfego IP, uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 23%.

O Wi-Fi é a principal tecnologia de acesso na maioria das residências com banda larga, com 76% das residências dos Estados Unidos usando Wi-Fi como a principal conexão de banda larga. A implantação de Wi-Fi 6 pode atenuar algumas das dificuldades de crescimento que o Wi-Fi está enfrentando, garantindo que as operadoras, empresas e fornecedores atendam aos importantes acordos de nível de serviço (SLAs). 

O white paper da WBA propõe diretrizes para garantir os SLAs em torno da largura de banda, taxa de transferência, latência, priorização de tráfego e vários outros fatores. O documento também fornece diretrizes para planejamento e projeto de RF, levando em consideração fatores como direção de banda, MU-MIMO e ajuste para implantações de alta densidade que exigem maior capacidade. Além disso, aborda maneiras pelas quais as implantações do Wi-Fi 6 podem oferecer mobilidade contínua e compatibilidade retroativa com a tecnologia de geração de Wi-Fi anterior.

Em nota, o Tiago Rodrigues, gerente-geral da WBA, destacou que, desde a sua criação, há 20 anos, o Wi-Fi se tornou uma expectativa fundamental para os consumidores e empresas. A demanda global por Wi-Fi não só continua inabalável, mas as operadoras em todo o mundo estão ampliando as redes 5G, e as autoridades governamentais em todo o mundo estão se preparando para abrir o espectro de 6 GHz para o tráfego Wi-Fi, continuou. 

O documento fornece vários cenários de implantação para o Wi-Fi 6, incluindo locais públicos, estádios, unidades residenciais e de várias residências, a Internet das Coisas (IoT) e WLANs empresariais.  Baixe aqui o documento. 

*Com informações da WBA(Wireless Broadband Alliance)


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Anatel simplifica e zera custo para homologar produtos de Telecom

"A isenção da taxa é imediata e vale para todos os produtos homologados pela Anatel – inclusive radioamadores, drones e produtos importados para uso do próprio usuário”, disse o presidente da Agência Reguladora, Leonardo Morais.

Teles fazem campanha por conta digital sem papel

Segundo Sinditelebrasil, 76 milhões de clientes ainda recebem faturas impressas todos os meses – em média, 152 milhões de folhas. 

Consumidores reclamam de proposta da Anatel que reduz conselho de usuários

Idec e Coalizão Direitos na Rede apontam que novo regulamento do Cdust prevê apenas um conselho nacional por operadora, no lugar dos 30 regionais atuais. E que agência suspendeu eleição com 300 mil votos. 

Projeto que torna roaming obrigatório passa na CCT da Câmara

Medida, que na prática já é prevista em leilões de espectro, vale somente para Vivo, Claro, Tim e Oi. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G