GESTÃO

Serpro quer ser integrador do Governo em Internet das Coisas

Luís Osvaldo Grossmann ... 18/07/2019 ... Convergência Digital

O Serpro abriu nesta quinta-feira, 18/7, uma consulta pública tendo em vista a contratação de solução gerenciamento de dispositivos de internet das coisas, com serviço de instalação, configuração e parametrização. O objetivo da estatal é, expressamente, se tornar integrador de soluções, de olho em ofertas especialmente para o governo federal, mas também estaduais e municipais. 

“O Serpro se posiciona como o agente integrador de tecnologias de Iot e sistemas estruturantes de governo. Desta forma, o Serpro incluiu como objetivo estratégico a implantação da plataforma de internet das coisas em ambiente produtivo ainda esse ano”, informa a estatal. 

A ideia, explica ainda o Serpro é que “essa plataforma permitirá o gerenciamento de dispositivos, recebimento e envio de dados além de integração com sistemas estruturantes. O público-alvo a que se destina, pode passar pelas esferas municipais, estaduais e federais de governo além do envolvimento com iniciativas privadas. Ela viabilizará novos negócios no universo de coisas autônomas além dos acordos de cooperação técnica já firmados com a empresa.”

Com esse objetivo, o Serpro prepara a contratação da solução de gerenciamento dos dispositivos conectados. Entre as premissas dessa contratação, a estatal adianta que o modelo deverá ser de instalação dentro da nuvem do Serpro,  permitindo que as atividades de monitoramento do ambiente, bem como o gerenciamento, instalação possa também ser realizada pela estatal. 

Aponta, ainda, que funcionalidades relacionadas ao gerenciamento de dispositivos devem ser ofertadas via interface web, e via API para acesso externo à solução. Que também deve possibilitar a integração com algoritmos de inteligência artificial para o processamento de texto, imagens, vídeos, e outros algoritmos aplicáveis. 

Explica a estatal que “a solução de Gerenciamento de Dispositivos IoT deve ser fornecida na forma de uma plataforma integrada de tecnologia para dar suporte a todas as iniciativas do Serpro que envolvam o gerenciamento de dispositivos, recebimento e envio de dados para dispositivos sob protocolos mqtts, mqtt, http, https”. 

Assim, o objetivo dessa consulta pública é colher proposta, críticas e sugestões, que servirão de base para licitação a ser realizada logo em seguida. Os questionamentos e sugestões devem ser enviados para os e-mails: leandro.silva@serpro.gov.br ou eliezer.trajano@serpro.gov.br, desde esta quinta e até o próximo 29/07. Mais informações neste link


Plataforma consumidor.gov.br atinge a marca de 2 milhões de registros

No ano passado, o índice médio de solução de conflito foi de 81%.  Projeto completa cinco anos e envolve a Secretarian Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e o Tribunal de Justiça de São Paulo.

Projeto de Lei quer enquadrar apps como 99 e Uber no Código do Consumidor

Hoje, diz o autor do PL, deputado Sérgio Vidigal (PDT/ES), o atendimento desses aplicativos é insatisfatório e viola as normas existentes de defesa do consumidor. Uma das medidas impostas é a obrigação de ter um SAC por telefone, funcionando 24 horas.

INPI promete reduzir prazo para registro de chips de 70 para 7 dias

Sistema batizado ‘e-Chip’ permitirá a solicitação online no caso de topografias de circuitos integrados. Plano de digitalização dos serviços também prevê que o Instituto vai aceitar pagamento por cartão, no lugar da GRU. 

Governo de São Paulo oficializa programa SP Sem Papel

Primeira etapa do projeto será implantada neste mês nas Secretaria de Governo, Casa Civil, Fazenda e Planejamento, Educação, Saúde, Desenvolvimento Regional e na Prodesp. Iniciativa será finalizada em 2020, com a adesão da administração indireta. Servidores serão treinados por EAD.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G