GESTÃO

Serpro quer ser integrador do Governo em Internet das Coisas

Luís Osvaldo Grossmann ... 18/07/2019 ... Convergência Digital

O Serpro abriu nesta quinta-feira, 18/7, uma consulta pública tendo em vista a contratação de solução gerenciamento de dispositivos de internet das coisas, com serviço de instalação, configuração e parametrização. O objetivo da estatal é, expressamente, se tornar integrador de soluções, de olho em ofertas especialmente para o governo federal, mas também estaduais e municipais. 

“O Serpro se posiciona como o agente integrador de tecnologias de Iot e sistemas estruturantes de governo. Desta forma, o Serpro incluiu como objetivo estratégico a implantação da plataforma de internet das coisas em ambiente produtivo ainda esse ano”, informa a estatal. 

A ideia, explica ainda o Serpro é que “essa plataforma permitirá o gerenciamento de dispositivos, recebimento e envio de dados além de integração com sistemas estruturantes. O público-alvo a que se destina, pode passar pelas esferas municipais, estaduais e federais de governo além do envolvimento com iniciativas privadas. Ela viabilizará novos negócios no universo de coisas autônomas além dos acordos de cooperação técnica já firmados com a empresa.”

Com esse objetivo, o Serpro prepara a contratação da solução de gerenciamento dos dispositivos conectados. Entre as premissas dessa contratação, a estatal adianta que o modelo deverá ser de instalação dentro da nuvem do Serpro,  permitindo que as atividades de monitoramento do ambiente, bem como o gerenciamento, instalação possa também ser realizada pela estatal. 

Aponta, ainda, que funcionalidades relacionadas ao gerenciamento de dispositivos devem ser ofertadas via interface web, e via API para acesso externo à solução. Que também deve possibilitar a integração com algoritmos de inteligência artificial para o processamento de texto, imagens, vídeos, e outros algoritmos aplicáveis. 

Explica a estatal que “a solução de Gerenciamento de Dispositivos IoT deve ser fornecida na forma de uma plataforma integrada de tecnologia para dar suporte a todas as iniciativas do Serpro que envolvam o gerenciamento de dispositivos, recebimento e envio de dados para dispositivos sob protocolos mqtts, mqtt, http, https”. 

Assim, o objetivo dessa consulta pública é colher proposta, críticas e sugestões, que servirão de base para licitação a ser realizada logo em seguida. Os questionamentos e sugestões devem ser enviados para os e-mails: leandro.silva@serpro.gov.br ou eliezer.trajano@serpro.gov.br, desde esta quinta e até o próximo 29/07. Mais informações neste link


Carreira
Cientista de Dados, desenvolvedor, CTO e analista de segurança da Informação são os mais procurados em TI

Essa é a constatação do Guia Salarial 2020, produzido pela consultoria Robert Half, com atenção às pequenas, médias e grandes empresas. Cientista de Dados pode ter salário inicial em torno de R$ 13 mil nas pequenas empresas e de R$ 26 mil nas grandes corporações.

Cartilha do MCTIC ao Congresso lista 150 programas que precisam de orçamento

Documento reúne sugestões como Gesac, redes de fibra óptica no Norte, Nordeste, base de Alcântara, satélite, entre outros. 

Teles adotam Código de Conduta de Telemarketing

São seis princípios básicos, entre eles ligações apenas em horários adequados e respeitar o desejo do consumidor que não quiser receber ligações. Segundo a Anatel,desde julho, quando foi criada a plataforma 'Não me Pertube', mais de dois milhões de telefones foram bloqueados para as operadoras.

Britânia adere à inteligência artificial na gestão e nos produtos

"A nossa ideia é ter pessoas qualificadas pensando em produtos melhores e não em funções repetitivas", diz a gerente de Marketing, E-commerce e parcerias da indústria, Samanta Puglia. A executiva admitiu que essa guinada já trouxe dores, entre elas, a mudança do quadro de pessoal.

Paraná adota Inteligência Artificial em serviços ao cidadão

Os serviços desenvolvidos pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar)são as ferramentas eleitas pelo Governo do Estado para ampliar a digitalização dos serviços, revela André Telles, assessor especial de Gestão Inteligente e Inovação.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G