Convergência Digital - Home

TIM compra 1000 servidores Nokia/Intel para expandir o edge computing

Convergência Digital
Ana Paula Lobo* - 01/08/2019

A TIM fechou a compra de 1000 servidores AirFrame de última geração, com processadores Intel Xeon, lançados em abril deste ano, para expandir o projeto de virtualização de redes no Brasil. O acerrto entre as partes foi divulgado nesta quinta-feira, 01/08. Na teleconferência de resultados do segundo trimestre, realizada nesta quarta-feira, 31/07, o CTIO da operadora, Leonardo Capdeville, anunciou a expansão dos datacenters de 21 para 37 em todo o país até o final de 2021.

"Ter o edge computing é crucial para evoluirmos para o 5G. O edge computing reduz a latência e aumenta a velocidade e a estabilidade do uso de dados", afirmou o executivo. O montante investido na aquisição dos 1000 servidores Nokia AirFrame não foi revelado pelas partes. O contrato com a TIM é o primeiro fechado pela Nokia/Intel na América Latina. O servidor AirFrame foi apresentado em Barcelona, no Mobile World Congress, com aplicações de realidade virtual em 5G.

Indagado sobre o futuro dos datacenters, Capdeville disse que as unidades voltadas para TI é que estão sendo vendidas pelos seus concorrentes. "Investir em datacenters menores para edge computing é o futuro, especialmente, por conta das aplicações que vão surgir com o 5G", reforçou. Na prática, o edge computing permite que os dados sejam processados e armazenados em um servidor localizado no mesmo espaço onde foram gerados. Isso acaba evitando problemas de latência – termo utilizado para descrever o período em que os dados processados vão até a nuvem e voltam para o dispositivo, o que termina por gerar lentidão.

*Com informações da Assessoria da Nokia


Ministério da Justiça escolheu nuvem da Oracle para atender ao consumidor

"A nuvem nos abre um novo catálogo de possibilidades para serviços", afirma o coordenador geral de infraestrutura e serviços do Ministério da Justiça, Leonardo Greco. Serviço consumidor.gov.br migrou para a Oracle no final de maio.

CSU avança de empresa de BPO para uma companhia de tecnologia

Com diferentes atividades, entre elas, processamento de transações eletrônicas de meios de pagamento e serviços de relacionamento com clientes, a CSU contratou o NICE Nexidia para melhorar os resultados dos negócios com uma abordagem consultiva e analítica.

Cientista de dados: seja investigativo, analítico e curioso

Não há um perfil delimitado para o cientista de dados, o que significa que ele pode ser um 'profissional mais rodado e experiente' ou uim jovem recém-saído das universidades. Mas há um ponto essencial: a multidisciplinaridade, aponta o professor e especialista em ciência de dados do Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), João Carlos Barbosa.

Destaques
Destaques

Taesa faz transformação digital baseada em dados

Concessionária de energia impulsionou a transformação digital por meio de uma estratégia de gestão da tecnologia baseada em dados e integração.

Fleury cria empresa baseada em ciência de dados e inteligência artificial

Saúde ID funcionará como um marketplace de serviços ligados à saúde e recebeu investimentos de R$ 50 milhões. O paciente terá todas suas informações de saúde integradas em uma única plataforma, que poderá oferecer às empresas e operadoras um serviço com algoritítimos preditivos.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como controlar os gastos em nuvem pública?

Por Srinivasa Raghavan*

Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.

O caminho da cibersegurança passa pela nuvem

Por Felipe Canale*

Com organizações cada vez mais distribuídas, manter dispositivos em todos os locais ou usar produtos diferentes para trabalhadores remotos cria inúmeras brechas de segurança, além de custar muito e sobrecarregar os recursos de TI.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site