INOVAÇÃO

CPqD desenvolve plataforma open source de IA voltada ao agronegócio

Convergência Digital* ... 08/08/2019 ... Convergência Digital

Um projeto desenvolvido pelo CPqD em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa elabora uma plataforma de código aberto destinada a oferecer recursos para a criação de aplicações de inteligência artificial para o agronegócio, com objetivo de obter ganhos em produtividade e eficiência. 

“A ideia é fornecer, por meio dessa plataforma, elementos básicos que possam facilitar o desenvolvimento de aplicações específicas de IA para o agronegócio por startups e outras empresas que atuam nesse setor, proporcionando robustez e estabilidade para operação em larga escala”, explica o gerente de desenvolvimento de negócios em agronegócio inteligente do CPqD, Fabrício Lira Figueiredo. 

Com recursos dos Programas e Projetos de Interesse Nacional (PPIs) nas Áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o projeto, iniciado em 2018, tem duração de três anos. 

Ele envolve o desenvolvimento de aplicações de aprendizado e análise preditiva,  de visão computacional (com imagens e vídeos) voltadas à identificação de padrões, entre outras possibilidades, e ainda aplicações de sistemas de diálogo (assistente virtual) para o agronegócio.

* Com informações do CPqD



BC: Pagamento pelo WhatsApp terá de provar proteção aos dados

"Um arranjo que começa com 120 milhões de clientes não é pequeno", explicou Roberto Campos Neto.

Empresas nacionais reclamam da burocracia e deixam de investir em Inovação

Em pesquisa do Instituto Eldorado, empresas alegam que os instrumentos de fomento são burocráticos ou desconhecidos. Mais da metade das companhias ouvidas assumem que estão investindo menos em novas tecnologias.

Indústria de semicondutores reage à liquidação da Ceitec

Em nota, associação nacional do setor indica “preocupação” com a medida. “Liquidação distanciará ainda mais o Brasil do conhecimento de ponta.”

OBr.Global promove bootcamps Live sobre empreendedorismo

Aceleradora, especializada em internacionalização das empresas, ensinará técnicas adotadas no Vale do Silício, nos EUA.

Política de informática foi feita para o hardware, mas deu certo com o software

Para Sílvio Meira, a estratégia que o Brasil quer desenhar para Inteligência Artificial precisa desafiar à produção nacional para trazer os resultados pretendidos.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G