INOVAÇÃO

Brasileiros criam o Tria, que une blockchain à IA para saúde

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, de Curitiba, PR ... 22/08/2019 ... Convergência Digital

Uma multiplataforma que usa o blockchain como ferramenta de segurança para os dados pessoais e a inteligência artificial para fazer a coleta automática dos dados de saúde, com a autorização do usuário para reunir o histórico de saúde. Esse é o Tria, criado pela brasileira 4H Tecnologia de Saúde, empresa nascente no laboratório de software da PUC Rio de Janeiro.

"Em uma analogia é um dropbox dos dados históricos de saúde para serem compartilhados como um facebook para assegurar que as pessoas possam ter os seus dados históricos reunidos para facilitar o atendimento de saúde. Não basta armazenar, porém, tem de compartilhar, e vem daí o conceito do Facebook. O usuário permite compartilhar com um filho, com quem quiser para que os dados sejam liberados", relata um dos desenvolvedores do Tria, Alex Lucena..

Em latim, Tria significa três, é um triângulo do usuário, médico e fornecedores para permitir a gestão dos dados de saúde e está disponível, ainda de forma gratuita, nas plataformas Apple e Android. "Mais à frente, vamos ter uma modalidade premium paga", conta Lucena, que participou do MyInova Summit 2019, que acontece esta semana, em Curitiba

O sócio da 4H Tecnologia em Saúde reconhece que os dados de saúde são dados sensíveis, mas a tecnologia reforça a segurança da informação. No caso do Tria, o blockchain foi usado para assegurar a privacidade dos dados. "Só assim podemos pensar no Tria para mercados como dos Estados Unidos", afirma. Assistam a entrevista com o sócio da 4H Tecnologia em Saúde, Alex Lucena.


Cloud Computing
Gestores de riscos se sentem incapazes de lidar com o vazamento de dados

Pesquisa global mostra que os  principais obstáculos à implementação de advanced analytics:os silos de dados, falta de clareza quanto à regulamentação e desafios de integração com sistemas legados.

Oi Futuro e Sebrae lançam edital de aceleração para empreendedores

Startups terão acesso a espaço de coworking e poderão ganhar prêmios de até R$ 25 mil. Iniciativa terá seis meses de duração e reúne mentorias, consultorias e workshops.

boostLAB, do BTG Pactual, abre espaço para ERPs, big data e Edtechs

A quarta edição do programa superou a marca de 260 empresas inscritas. Para o Batch #5 serão selecionadas de cinco a dez startups para seguirem no programa durante cinco meses. Inscrições abrem nesta quinta-feira, 05/12.

STJ valida sistema 'mailbox' e confirma patente por 20 anos

​A Terceira Turma do STJ, por unanimidade, estabeleceu em 20 anos o prazo de vigência de patente concedida pelo sistema mailbox, contado a partir da data do depósito do pedido pelo interessado.

Carros autônomos se multiplicam, mas estão longe do mercado de consumo

Segundo a consultoria Gartner, veículos equipados para direção autônoma mais que dobram a cada ano, mas só o custo dos sensores já os deixa restritos à pesquisa. 

Brasileiros já incluem dispositivos IoT em lista de desejos

Pesquisa da Avast lista smartwach, caixa de som inteligente, lâmpada e termostato conectados como principais itens de consumo do momento. 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G