GOVERNO » Compras Governamentais

Governo publica catálogo com cortes de 35% em serviços da Microsoft

Luís Osvaldo Grossmann ... 30/09/2019 ... Convergência Digital

Conforme o Convergência Digital divulgou em primeira mão no dia 20 de setembro, a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia publicou o primeiro catálogo com preços máximos a serem praticados em licitações, tendo como alvo a Microsoft, maior fornecedora de serviços de TI à administração federal. Segundo a SGD, os valores, que serão padronizados entre os órgãos públicos, representam reduções de até 35% nos preços.  

“Todos os 217 órgãos do governo federal só poderão adquirir produtos da Microsoft seguindo esse mesmo catálogo, que será atualizado a cada seis meses”, orienta a secretaria. Independentemente do volume da compra, o preço no catálogo é o teto a ser pago nos pregões. 

“A negociação será dura com cada fornecedor. Buscaremos padronizar, economizar e simplificar. O governo federal investe R$ 8 bilhões anualmente em TI e deve ser atendido em condições especiais em função de sua escala”, afirma  o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro. 

No caso da Micrososft, não houve acordo para novos valores e o governo decidiu publicar unilateralmente o catálogo de preços máximos. O corte médio de 35% é estimado com base nos preços praticados pela MS em licitações públicas entre 2017 e 2018. 

A SGD pretende publicar, até dezembro, catálogos semelhantes para Oracle, IBM, VMWARE e Red Hat, incluídas no processo porque, ao lado da Microsoft, são os maiores fornecedores de serviços de TI ao governo federal. “Cada uma terá um catálogo. E igualmente nenhum órgão federal poderá comprar produto que esteja nos catálogos com preço maior do que ali fixado”, informa a SGD. 

“Todas as compras dos órgãos federais são, na prática, compras do governo brasileiro. Não estamos obrigando os órgãos a adquirir os produtos do catálogo, mas determinando aos fornecedores as condições comerciais aceitas pelo governo federal a partir de então”, diz o secretário de governo digital.

Procurada pela reportagem do portal Convergência Digital, a Microsoft, por meio de nota oficial, diz que não vai 'tecer comentários sobre a medida. A Microsoft reforça o seu compromisso em apoiar o governo brasileiro em sua jornada de transformação digital".

* Com informações da SGD


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Adiamento de tributos do Simples termina em setembro

A partir de outubro voltam os prazos de recolhimento adiados como medida durante a pandemia de Covid-19.

STJ nega envio de 'Caixa de Pandora' para Justiça Eleitoral

Quarta Turma do Supertior Tribunal de Justiça autorizou, no entanto, nova perícia nos vídeos que flagraram, em 2009, empresários de tecnologia da informação pagando propina a integrantes do governo do Distrito Federal. 

MCTI e MCom vão compartilhar orçamento até 2021

Portaria interministerial foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Até junho de 2021, os recursos serão compartilhados e será criado um Centro de Custos para a divisão dos gastos entre os dois ministérios, até a definição do orçamento de 2021.

TICs ganham fôlego com retirada do pedido de urgência da reforma tributária

Decisão agrada as empresas de software e serviços e ao mercado de telecomunicações. Isso porque a proposta de unificação do PIS e da Cofins, com elevação da alíquota para 12%, seria prejudicial para o setor, que pagaria ainda mais imposto.

Governo restringe o que ministros e secretários podem falar sobre estatais

Decreto altera o Código de Conduta da Alta Administração Federal para vedar divulgação de “informação que possa causar impacto” nas ações ou relações com consumidores, mercado e fornecedores. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G