INTERNET

Governo questiona necessidade de regras para vídeo sob demanda

Convergência Digital ... 07/10/2019 ... Convergência Digital

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado debateu nesta segunda-feira, 7/10, o projeto de  lei 57/18, que regulamenta serviços de vídeo sob demanda pela internet, como Netflix e Amazon Prime, inclusive em questões de tributação e conteúdo nacional. 

A audiência pública levantou uma série de dúvidas, a começar pela real necessidade de regulação desse mercado, como apontada pelo Ministério da Economia, ao questionar se não seria melhor reduzir a regulação dos competidores desses serviços, como a TV paga. 

“É necessário regular? Existe realmente uma assimetria regulatória, mas devemos subir o sarrafo ou baixar do outro lado? Essa é a pergunta que merece ser respondida”, disse o subsecretário de Competitividade e Concorrência em Inovação e Serviços do Ministério da Economia, Marcelo Ramos. 

Nessa mesma linha, o diretor geral da Abert, Cristiano Flores, argumentou que o mercado de VOD é ainda novo para já estar submetido a regramentos específicos. “É um mercado muito prematuro. Ele tem um potencial de crescimento muito grande, mas não é adequada uma regulamentação tão densa como está proposta.” 

Diretamente afetada, a representante da Netflix questionou os mecanismos de espaço para conteúdo nacional. “Se um dos pilares do PLS 57 é garantir a presença do conteúdo brasileiro nesse novo mercado, parece que a discussão de alternativas de fomento e incentivo ao investimento no audiovisual brasileiro seria o caminho mais acertado”, disse a diretora de políticas públicas da empresa, Paula Pinha. 


Revista Abranet 31 . maio-julho 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
A pandemia da Covid-19 fez a rotina mudar num piscar de olhos. E coube à internet mostrar a sua força. O aumento significativo do tráfego de dados por conta do teletrabalho e do isolamento social foi uma realidade assustadora. Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

No Brasil, 47% indicam comprar mais pela internet após Covid-19

Pesquisa da Salesforce também indica que os brasileiros são quase duas vezes mais propensos a fazer compras por meio de redes sociais que em outros países.

Ministério Público defende rastreamento de mensagens no PL das Fake News

Para a Câmara Criminal do Ministério Público Federal, a previsão deve ser mantida porque "mostra-se útil para a investigação de diversos ilícitos". 

Fake News: Sai versão em português de chatbot gratuito de verificação para o WhatsApp

Pelo chatbot da International Fact-Checking Network, usuários do OTT podem verificar se informações específicas que receberam sobre a COVID-19 já foram classificadas como "falsas", "parcialmente falsas", "enganosas" ou "sem evidência" por verificadores profissionais.

Comércio pela internet dispara e movimenta 12% das vendas no Brasil

Segundo pesquisa da Camara-e.net e da Compre & Confie, vendas em junho foram 110% superiores há um ano. Alta no semestre beira os 60%. 

Abranet: faixa de 6GHz não licenciada vai aumentar a competição

Presidente da entidade, Eduardo Neger, lembra que a concessão de espectro para as empresas de Internet ficou 'congelada' e é o momento de ajuste de rumo. "Não nos interessa o peixe de cada tecnologia, mas sabemos defender o cardume, que é o consumidor", acrescentou, ao participar do eForum Wi-Fi 6.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G