TELECOM

MCTIC quer bater logo o martelo sobre interferência do 5G em 3,5GHz na banda C

Ana Paula Lobo e Rafael Mariano ... 12/11/2019 ... Convergência Digital

Ao participar do XII TelComp 2019, que acontece nesta terça-feira,12/11, em São Paulo, o secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes, afirmou que o ministério vai fazer uma portaria para endereçar, de uma vez por todas, uma solução para mitigar a interferência do 5G na banda C na faixa de 3,5GHz.

Menezes disse que esta semana será conhecido um relatório contratado pelas operadoras ao CPqD, a partir de uma segunda rodada de testes realizados para definir se serão contratados filtros ou haverá a migração dos usuários da banda C para a banda KU.

Em entrevista a CDTV, do portal Convergência Digital, Vitor Menezes disse que do ponto de vista técnico, as duas soluções são viáveis, mas uma tem um custo mais caro do que o outro - a migração da banda C para a banda Ku chega a ser três vezes mais cara. "Mas temos de dar uma definição. Uma das duas será a adotada a partir da decisão da Anatel. Essa mitigação terá de acontecer", reforçou Menezes.

Sobre o leilão 5G, o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, disse que a destinação de espectro para as empresas de Internet é muito bem vista no Ministério, uma vez que são elas que estão fazendo a expansão da banda larga fixa.

Indagado se a fragmentação do espectro - um dos pontos mais criticados na proposta do relator Vicente Aquino - preocupava, o executivo disse que não, uma vez que ficou claro que haverá a destinação mínima de 50 MHz continuada para cada contratante. Assista a entrevista com o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes.


Internet Móvel 3G 4G
Hackers elegem WhatsApp e ataques de phishing sobem 124% no mês de março

Aplicativoé o preferido dos cibercriminosos. Entre as principais formas utilizadas para ganhar dinheiro está o envio de mensagens que fazem a vítima baixar apps legítimos (sendo remunerado via programas de afiliação) ou roubam os dados pessoais do usuário para usá-los em outros ataques.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Claro defende troca de streaming por TV e aumenta prazo para inadimplentes

Em carta enviada à Anatel, operadora também promete parcelar dívidas e não cortar o serviço até 10 dias após o vencimento da faturas. Pequenas empresas em dificuldade poderão renegociar caso a caso. 

Oi terá 25 fazendas de energia renovável ainda em 2020

Tele ativou a primeira fazenda de energia solar em Francisco Sá (MG), com capacidade de gerar 350 mil kW/h por mês.

Telefônica/Vivo cede dados de assinantes ao Governo de São Paulo

Dados anônimos servem para identificar se as regras de isolamento social por conta do Coronavírus estão sendo cumpridas.

Indústria de Telecom pede ação urgente das prefeituras por mais antenas

Existem mais de 4 mil pedidos de instalação de antenas aguardando liberação de licenças dos municípios e a demanda por serviços de telecom só fez aumentar com a pandemia do Coronavírus. Dez entidades do setor se uniram para redigir um documento encaminhado para prefeitos do País.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G