Home - Convergência Digital

Algar Telecom: teste real comprova a transformação feita pelo 5G

Por Roberta Prescott e Rafael Mariano - 22/11/2019

Há dois anos, a Algar Telecom estuda a tecnologia 5G para entender as oportunidade que as transformações tecnológica e mercadológica que virão a partir da implantação das redes de quinta geração. Durante o XII Seminário Telcomp, realizado no dia, 12/11, em São Paulo, Wendel de Melo Vicente, diretor de tecnologia e redes da Algar, contou que a telco tem um bairro em Uberlândia coberto com rede 5G e possui uma infraestrutura montada para que os clientes façam experimentação de alguns serviços disponíveis.

"Eles podem constatar que, do ponto de vista de capacidade, é uma mudança de patamar. A gente consegue quase dez vezes mais velocidade em relação à rede 4G que é fundamental para alguns serviços", disse. Para o executivo, 5G pode ser dividido em duas etapas transformacionais.

"Todas as redes 5G em operação ou em teste estão de acordo com o release 15 do 3GPP e estão focadas na parte de acesso. A grande mudança tem a ver com a latência da rede, que vai permitir fazer serviços inovadores como carros autônomos e telemedicina. Esta segunda fase vai ocorrer quando mudarmos o core de 5G, com a implementação de toda a infraestrutura de edge computing, levando para a perto do acesso as aplicações, e também o slicing", apontou. Assista à entrevista na íntegra:

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

30/09/2020
Em segundo dia de leilão, 5G na França ultrapassa R$ 17 bilhões

30/09/2020
São Martinho elege Ericsson para projeto de conexão 5G

29/09/2020
NXP fabrica chip alternativo para 5G nos EUA

29/09/2020
Para TIM, migração para banda Ku vai atrasar ainda mais 5G

29/09/2020
TIM: OpenRAN é caminho para Brasil sair do atraso no 5G

29/09/2020
Leilão 5G é prioridade do Ministério da Economia

28/09/2020
Microsoft entra no 5G para brigar com Nokia e Ericsson

25/09/2020
OpenRAN aberta: o xeque-mate do xadrez geopolítico do 5G

24/09/2020
Com 114 redes ativadas, 5G já tem 138 milhões de acessos no mundo

22/09/2020
Economia prefere, mas não garante, leilão 5G não arrecadatório

Destaques
Destaques

Vitor Menezes, Minicom: Vamos brigar por um leilão 5G não arrecadatório

O Ministério das Comunicações sinalizou às operadoras que trabalha para convencer os colegas de Esplanada a concentrar os valores envolvidos no leilão do 5G em compromissos de cobertura, minimizando o preço a ser pago ao Estado, afirmou o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, ao participar do Painel Telebrasil 2020.

Claro: Sem antenas, São Paulo fica fora do 5G

CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, criticou a miopia de executivos que ainda insistem em colocar restrições à implantação de antenas, como acontece na cidade de São Paulo. "5G é a grande plataforma para permitir um salto econômico mais vigoroso", advertiu.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet 5G traz disrupção para Telecomunicações até no modelo de negócio

Por Eduardo Grizendi*

Na RNP, estabelecemos um objetivo estratégico ambicioso – o de prover uma ciberinfraestrutura, segura, de alto desempenho e disponibilidade e, ao mesmo tempo, ubíqua, onipresente, em qualquer lugar e a qualquer hora, para nossas comunidades de educação, pesquisa e inovação.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site