INOVAÇÃO

MCTIC atualiza programa de apoio a ecossistemas de inovação

Luís Osvaldo Grossmann ... 20/12/2019 ... Convergência Digital

Uma portaria publicada nesta sexta, 20/12, no Diário Oficial da União, atualiza a organização institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para apoio a ecossistemas inovadores. O objetivo é estimular o surgimento, desenvolvimento e a sobrevivência de empresas de base tecnológica no país. 

“O novo marco legal [de C&T] ampliou conceitos, até então restrito a parques tecnológicos e incubadoras, com novos arranjos. No ecossistema, na infraestrutura, temos os parques, mas também as cidades digitais, distritos e polos tecnológicos, por exemplo. E nos mecanismos promotores, além das incubadoras há aceleradoras, ambientes de coworking, laboratórios abertos”, explica o coordenador de ambientes inovadores do MCTIC, José Silvério. 

Reestruturado, o Programa Nacional de Apoio aos Ambientes Inovadores busca estimular o adensamento tecnológico das cadeias produtivas da economia brasileira por meio da criação de empresas fornecedoras de produtos, processos e serviços inovadores para empresas já consolidadas no mercado nacional e melhorar a competitividade da economia brasileira por meio da ampliação da quantidade de empresas brasileiras atuando em segmentos de alto conteúdo científico e tecnológico no mercado internacional.

Para tanto, usa especialmente recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com a Finep como canal de irrigação. Há uma coordenação da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, em articulação com os ministérios da Economia e da Educação, Finep, CNPq, BNDES, além de atores como Confap, Anprotec, Fortec, ABVCAP e a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). 

O apoio a parques tecnológicos e incubadoras rendeu frutos nos últimos dez anos desde a criação do PNI, agora ampliado. Nas contas do MCTIC, em que pese a diversidade, existem no país 53 parques tecnológicos em funcionamento, além de 363 incubadoras de empresas. E mesmo se tratando de um ambiente mais recente, já são pelo menos 57 aceleradoras em operação. 


Cloud Computing
Por dados sensíveis, CADE ativa sala segura que custou quase R$ 4 milhões

Órgão antitruste diz que com a vigência da LGPD, a sala segura se torna ainda mais relevante para a guarda e armazenamento de informações sensíveis. A responsável pelo serviço é a ACECO TI, controlada pela Green4F no período de 20 de dezembro de 2019 a 20 de dezembro de 2020.


Fiemg lab e Fiat Chrysler automóveis (FCA) buscam startups de Supply Chain e Manufatura

Competição está com inscrições abertas até o dia 28 de outubro. Oito projetos serão selecionados e terão testes industriais em 2021.

Waze: força das comunidades e dos 50 mil voluntários fazem a diferença

A colaboração é o segredo do sucesso do Waze e estabelecer canal ativo com os clientes é missão, contou a Global Group Manager, Hila Roth.

Inovar é deixar de olhar para o próprio umbigo

Marcelo Salim, da IBM, Percival Jatobá, da Visa e Ana Leão, da Isobar, assumem que o consumidor é quem está selando o destino das marcas e com voz mais ativa.

TOTVS Techfin: Na crise, sobrevivem os mais adaptáveis às mudanças

O momento exige resiliência e perseverança, mas a crise acelerou uma jornada e colocou, de vez, o consumidor como o centro dos negócios, afirmou Eduardo Neubern, diretor-executivo da Totvs Techfin.

Empresas estão comprando tecnologia, mas não fazem a transformação digital

Sem entender o consumidor, a transformação digital simplesmente não vai acontecer, atestaram Sílvio Meira, cientista-chefe na The Digital Strategy Company; Luiz Sergio Vieira, CEO da EY Brasil, e Agenor Leão, vice-presidente de plataformas de negócios da Natura para América Latina.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G