Home - Convergência Digital

Falta profissional para pegar no 'pesado' do 5G

Ana Paula Lobo* - 08/01/2020

Vai faltar profissional qualificado para trabalhar com o 5G. A advertência foi feita pelo chairman da FCC, a agência reguladora de comunicações dos Estados Unidos, Ajit Pai, durante sua participação na CES, evento que acontece esta semana, em Las Vegas. A falta de fomento ao compartilhamento de espectro é outro ponto que pode vir a atrasar a operação comercial do 5G.

"São muitas faixas usadas pelas operadoras e que vão servir ao 5G, como a banda C, usadas pelas empresas de satélites, e outras faixas de espectro que também serão muito disputadas. Há a necessidade de se ter uma legislasção legal nacional para fomentar o compartilhamento, mas há muitas legislações estaduais que colocam o negócio em risco", pontuou Pai.

Sobre a mão de obra, o chairman da FCC salientou que, hoje, já é complexo encontrar profissionais capacitados para o trabalho de manutenção e instalação de redes e eles serão ainda mais necessários com o 5G. A maior parte dos jovens prefere trabalhar com tecnologia em outras áreas, mais atraentes do ponto de vista profissional e financeiro.

"Temos de atrair os jovens para a construção e manutenção de redes. Essa é uma etapa essencial do 5G", reforçou Ajit Pai. Os EUA trabalham com um cronograma que prevê a liberação de várias faixas para o 5G, entre elas, 2,5GHz, 4,9GHz e nas ondas milimétricas.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

29/09/2020
Para TIM, migração para banda Ku vai atrasar ainda mais 5G

29/09/2020
TIM: OpenRAN é caminho para Brasil sair do atraso no 5G

28/09/2020
Microsoft entra no 5G para brigar com Nokia e Ericsson

25/09/2020
OpenRAN aberta: o xeque-mate do xadrez geopolítico do 5G

24/09/2020
Com 114 redes ativadas, 5G já tem 138 milhões de acessos no mundo

22/09/2020
Economia prefere, mas não garante, leilão 5G não arrecadatório

22/09/2020
Para TIM, 5G não comporta neutralidade de rede

22/09/2020
Anatel: Crise afetou condições e preço do edital do 5G

22/09/2020
Vitor Menezes, Minicom: Vamos brigar por um leilão 5G não arrecadatório

21/09/2020
Comissão Europeia pede ações urgentes para ter 5G o quanto antes

Destaques
Destaques

Vitor Menezes, Minicom: Vamos brigar por um leilão 5G não arrecadatório

O Ministério das Comunicações sinalizou às operadoras que trabalha para convencer os colegas de Esplanada a concentrar os valores envolvidos no leilão do 5G em compromissos de cobertura, minimizando o preço a ser pago ao Estado, afirmou o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, ao participar do Painel Telebrasil 2020.

Claro: Sem antenas, São Paulo fica fora do 5G

CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, criticou a miopia de executivos que ainda insistem em colocar restrições à implantação de antenas, como acontece na cidade de São Paulo. "5G é a grande plataforma para permitir um salto econômico mais vigoroso", advertiu.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet 5G traz disrupção para Telecomunicações até no modelo de negócio

Por Eduardo Grizendi*

Na RNP, estabelecemos um objetivo estratégico ambicioso – o de prover uma ciberinfraestrutura, segura, de alto desempenho e disponibilidade e, ao mesmo tempo, ubíqua, onipresente, em qualquer lugar e a qualquer hora, para nossas comunidades de educação, pesquisa e inovação.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site