INCLUSÃO DIGITAL

Agricultura: Mais de 5 mil torres poderiam ser usadas para levar banda larga à área rural

Luís Osvaldo Grossmann ... 13/02/2020 ... Convergência Digital

O abismo de conectividade entre áreas rurais e urbanas no país não chega a ser uma novidade, mas um novo estudo, encomendado pelo Ministério da Agricultura à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP mostra que existe infraestrutura ociosa que poderia fazer diferença no acesso à banda larga em regiões de alta produtividade – e portanto com potencial de consumo. 

“Esse estudo fez análise territorial, analisou variáveis sócio econômicas e ambientais para medir qual a demanda, qual a oferta e como atuar para diminuir esse gap, levando em conta os imóveis, renda e uso da terra. Mesmo áreas intensivas em agricultura têm um déficit muito alto de conexão 3G e 4G. Compra-se máquinas moderníssimas, com computadores on board, mas que funcionam desconectadas porque não tem internet no campo”, explica o secretário de Inovação do MAPA, Fernando Camargo.

Segundo o estudo, enquanto o Brasil possui cerca de 82 mil torres com antenas de celular instaladas, há outras 5.604 torres existentes que podem ser utilizadas para instalação de novas antenas para atender o campo. “Esse é o grande desafio, de como vamos colocar infraestrutura, e para isso precisamos de dinheiro. É um trabalho para o qual precisamos ter o Fust e os leiloes da Anatel”, defendeu Camargo, ao apresentar os dados preliminares do estudo nesta quarta, 12/2, durante o F4 Summit 2020, em Brasília.

“Nesse estudo, que estamos encaminhando para Anatel e para o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações a gente verifica que existe no Brasil um sombreamento muito grande no campo. Ou seja, o campo brasileiro não tem internet, não tem conexão, seja fixa ou móvel. E isso dificulta sobremaneira a agricultura digital. O objetivo nosso é demandar dos órgãos responsáveis que a gente consiga ter essa internet no campo, que é tão necessária”, afirmou. Assistam a entrevista com Fernando Camargo, do Ministério da Agricultura.


Carreira
Hackathon Serpro quer atrair investidor estrangeiro

Participantes têm de desenvolver apps, sites e APIs para facilitar a tomada de decisão pelos investidores estrangeiros. Premiação é de R4 10 mil. Evento planeja contar com até 80 participantes e será em Salvador.

Provedores Internet superam teles e massificam banda larga fixa no País

Os PPPs encerraram 2019 com 9.881.911 de acessos, à frente da Claro com 9.578.629, da Vivo (7.024.007) e da Oi (5.255.766).

Saldo de R$ 1,2 bilhão vai para transmissores em cidades pequenas e banda larga na Amazônia

Divisão dos recursos já é considerada como questão pacificada entre  as operadoras móveis e as emissoras de TV. 

Mais da metade das mulheres no mundo está sem acesso à Internet

União Internacional de Telecomunicações adverte que o sexo feminino é o mais afetado pela desigualdade no acesso à banda larga, em especial, nos países em desenvolvimento.

Huawei: nação digital é o último estágio da transformação digital

Conceito ainda é muito novo, mas engloba o uso e a análise dos dados para retroalimentar produtos e processos, conta o diretor de Comunicação e Relações com o Governo da Huawei Brasil, Juelinton Silveira.

Audima cria ferramenta para levar conteúdo aos analfabetos digitais

A partir da própria dor, uma vez que tem dislexia, Paula Pedrosa criou a Audima, uma startup que transforma palavras em áudios. "O império da visão exclui muita gente. Nosso desafio, hoje, é mostrar que inclusão monetiza", observa a executiva.

Domicílios com Internet chegam a 67% no Brasil, mas desigualdade permanece

TIC Domicílios 2018, do CGI.br, revela que as classes D e E elegeram o smartphone como o meio preferencial de acesso.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G