Home - Convergência Digital

Leilão 5G: TIM diz que comprar banda para revender não pode estar na regra do jogo

Ana Paula Lobo - 12/02/2020

A ótima notícia para o Brasil é que há muita frequência para ser vendida para a oferta de 5G, observou o vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM Brasil, Mario Girasole, durante teleconferência de resultados do quarto trimestre da TIM Brasil, realizada nesta quarta-feira, 10/02. O executivo, no entanto, fez uma advertência: é preciso entender a participaçaõ dos pequenos players e o espaço dedicado a elas. O risco é a aquisição de frequência para revenda apenas.

"Quem comprar espectro só para revenda não é indústria de telecomunicações e isso tem de ser muito bem definido no edital", salientou Girasole. Sobre as regras do jogo - a serem definidas pela Anatel após a consulta pública que já está aberta - a TIM Brasil sugere que será complexo ditar regras sem a consolidação do mercado efetiva. "Se o mercado tiver cinco players vai refletir esse número. Se forem três, a mesma coisa. É muito díficil pensar em regras sem o ajuste do setor", acrescentou o CEO da TIM Brasil, Pietro Labriola.

O CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, lembrou que o acordo de compartilhamento firmado com a Vivo será um caminho efetivo para simplificar a jornada para o 5G. Ele não acredita em um investimento muito robusto num primeiro momento no 5G. "O momento é diferente. No caso do 4G, o Brasil iria sediar uma Copa do Mundo, o que incentivou fazer a migração do 3G para o 4G de forma mais rápida e efetiva. O 5G chegará com muito suporte do 4G", reforça.

Capdville reforçou que o acordo com a Vivo traz uma nova mentalidade para o compartilhamento no Brasil. Segundo ele, o País vive uma fase nova de racionalidade onde a concorrência acontecerá nos serviços e não na infraestrutura. "Compartilhar é o melhor caminho até para enfrentar os desafios das novas obrigações que vão vir na área rural, nas rodovias federais. É o mercado pensando junto para fazer de forma mais eficiente", completou.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

21/10/2020
TRE-SP cita LGPD e manda TIM e Facebook identificarem autoria de campanha eleitoral ilegal

20/10/2020
EUA pressionam Brasil a banir Huawei em troca de financiamento para 5G

19/10/2020
NASA leva 4G e projeta 5G na Lua

15/10/2020
5G: Teles insistem em filtro nas parabólicas e rejeitam migração da TV

14/10/2020
Curso online gratuito da Huawei sobre 5G é agendado para 15 de outubro

14/10/2020
Sem antenas, Belo Horizonte pode ficar sem 5G

09/10/2020
TIM e TIP, liderado pelo Facebook, criam ambientes de testes OpenRAN na Inatel

08/10/2020
TIM: Carteira digital têm de ser oferta única entre operadoras de telecom

08/10/2020
TIM: 5G do marketing chega logo, 5G de verdade, só depois do leilão

07/10/2020
Oi segrega frequência do 3G para entrar na disputa do 5G

Destaques
Destaques

Conexão no campo pode render até R$ 50 bilhões em dois anos

Estudo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) revela que, hoje, faltam quase 15 mil antenas e torres para ofertar o serviço necessário para a digitalização do agronegócio. Os números foram revelados no Painel Telebrasil 2020.

Vitor Menezes, Minicom: Vamos brigar por um leilão 5G não arrecadatório

O Ministério das Comunicações sinalizou às operadoras que trabalha para convencer os colegas de Esplanada a concentrar os valores envolvidos no leilão do 5G em compromissos de cobertura, minimizando o preço a ser pago ao Estado, afirmou o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, ao participar do Painel Telebrasil 2020.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet 5G traz disrupção para Telecomunicações até no modelo de negócio

Por Eduardo Grizendi*

Na RNP, estabelecemos um objetivo estratégico ambicioso – o de prover uma ciberinfraestrutura, segura, de alto desempenho e disponibilidade e, ao mesmo tempo, ubíqua, onipresente, em qualquer lugar e a qualquer hora, para nossas comunidades de educação, pesquisa e inovação.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site