INCLUSÃO DIGITAL

O que somos e fazemos na Internet têm consequências fora da Rede

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro ... 20/03/2020 ... Convergência Digital

A Internet exacerba uma série de comportamentos das pessoas, observa o especialista em segurança da informação do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), da Rede Nacional de Pesquisa, Yuri Alexandro.

Ao ser indagado sobre quem somos nós na Internet, tema da 14ª edição do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI), realizada pelo CAIS/RNP, no dia 13 de março, no Rio de Janeiro, Yuri Alexandro foi taxativo ao afirmar que há uma exacerbação do que somos na vida real.

"Fica claro que temos de entender que o que somos na Internet ou o que fazemos na Internet tem consequências fora dela. Conscientização é essencial para se ter uma Internet mais segura", ponta o especialista em Segurança da Informação. "É muito saber conduzir nossos atos no mundo virtual", acrescenta. Assistam a entrevista com Yuri Alexandro.


O que somos e fazemos na Internet têm consequências fora da Rede

A Internet segura passa pela conscientização do usuário que não uma persona virtual e uma real, diz o especialista em Segurança da Informação do CAIS/RNP, Yuri Alexandro.

Robótica faz o jovem carente pensar e criar a tecnologia

Um dos trabalhos do Coletivo Periféricas, que atua em Salvador, é fazer o jovem resolver problemas, diz Geisa Duarte. Em muitas comunidades, a Internet acontece por meio de roteadores 'libertados'.

Parceria entre Hughes e Facebook instala no Brasil milésimo WiFi comunitário

Conexão foi feita na comunidade rural de Santa Bárbara, no Maranhão. Além do Brasil, os hotspots estão distribuídos pela Colômbia, México e Peru.

Brasileiro perdeu a mão e precisa reencontrar o rumo na Internet

A posição é defendida pelo comunicador Marcelo Tas. Segundo ele, o brasileiro tem uma tendência natural de interagir no meio social, mas não está fazendo de um jeito bom. Educação digital é urgente e é responsabilidade de todos.

Embrapa: Só 28% do campo tem conectividade para dar salto de produção

Sensores na terra e nos animais, simulação de fenômenos, monitoramento logístico e rastreabilidade são soluções que já poderiam ser disseminadas, mas esbarram na falta de internet nas áreas rurais brasileiras. 

Agricultura: Mais de 5 mil torres poderiam ser usadas para levar banda larga à área rural

Estudo do Ministério da Agricultura mostra que o Brasil possui 82 mil torres com antenas celulares e seria possível, no curto prazo, usar parte delas para levar conexão ao campo.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G