NEGÓCIOS

Governo dos EUA pressiona por fábrica estatal de chips

Convergência Digital* ... 11/05/2020 ... Convergência Digital

O governo Trump está conversando com empresas de semicondutores sobre a construção de fábricas de chips nos Estados Unidos, disseram representantes de dois fabricantes de chips neste domingo, 10/05.

A Intel está em discussões com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos sobre melhorar as fontes domésticas de microeletrônica e tecnologias relacionadas, disse o porta-voz da Intel William Moss em comunicado enviado por email. 

“A Intel está bem posicionada para trabalhar com o governo dos EUA para operar uma fundição comercial de propriedade dos EUA e fornecer uma ampla gama de microeletrônicos seguros”, acrescentou o comunicado. 

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (TSMC), por outro lado, tem conversado com o Departamento de Comércio dos EUA sobre a construção de uma fábrica no país, mas disse que ainda não tomou uma decisão final. 

“Estamos avaliando ativamente todos os locais adequados, inclusive nos EUA, mas ainda não há um plano concreto”, disse a porta-voz da TSMC Nina Kao em comunicado. 

O presidente-executivo da Intel, Bob Swan, escreveu uma carta ao Departamento de Defesa no final de março, na qual expressou a disposição da empresa de construir uma fundição - um termo usado na indústria para referenciar uma fábrica de chips - em parceria com o Pentágono. 

“Isso é mais importante do que nunca, dada a incerteza criada pelo atual ambiente geopolítico”, escreveu Swan na carta de 30 de março e vista pela Reuters no domingo. 

Isso ocorre em meio às crescentes tensões diplomáticas entre os EUA e a China durante a pandemia de coronavírus, com os dois lados trocando farpas sobre quem é o culpado pela disseminação da doença depois de já estarem envolvidos em tensões comerciais há quase dois anos. 

“Atualmente, achamos que é do melhor interesse dos Estados Unidos e da Intel explorar como a empresa poderia operar uma fundição comercial nos EUA para fornecer uma ampla gama de microeletrônicos”, acrescentou a carta. 

As discussões do governo Trump com os fabricantes de chips foram relatadas anteriormente pelo Wall Street Journal, com a reportagem acrescentando que a TSMC também está conversando com a Apple, um de seus maiores clientes, sobre a construção de uma fábrica de chips nos Estados Unidos. No Brasil, o governo Bolsonaro segue no caminho contrário. A CEITEC, fabricante estatal de chips, foi incluída na lista de privatizações e deve ser vendida em 2021.

* Com informações da Reuters


Cloud Computing
Vivo Empresas investe em serviço de segurança na nuvem para PMEs

Segundo a operadora, se antes da Covid-19, a migração para a cloud já era uma tendência real, agora, usar computação em nuvem se tornou uma ferramenta essencial para a sobrevivência. Serviço é voltado para nuvens públicas ou multicloud.

Ciência de dados é estudar para sempre, afirma Ana Oliveira, da Dell

"A tecnologia muda toda a hora e você, profissional, tem de se adequar. Sempre vai ter uma ferramenta nova para aprender", sinalizou a diretora de Ciência de Dados da Dell Technologies. Deslanchar na carreira exige, sim, dedicação e esforço.

Fintechs mostram sua força no cadastramento para o PIX

Banco Central revela que Nubank, Mercado Pago e PagSeguro foram as instituições com mais cadastros de chaves de identificação para o uso do pagamento instantâneo, a partir de 16 de novembro. Em nove dias, o Banco Central contabiliza 33,7 milhões de cadastramentos.

STJ: Uso de criptomoedas para lavar dinheiro é crime de competência estadual

Criptomoedas não são caracterizadas pelo Banco Central como moeda tampouco são consideradas valor mobiliário pela Comissão de Valores Mobiliários, portanto, o ministro Felix Fischer, do STJ, entendeu que não cabe à justiça federal julgar crimes envolvendo o ativo.

ABES: desoneração da folha é vital para manter empregos em software e serviços

O Brasil cresceu 10,5% em TI em 2019, e deverá, apesar da Covid-19 e da crise econômica, registrar um crescimento de 4% em 2020, afirmou o vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Empresas de Software, Jorge Sukarie.

Transformação digital é mudar a mentalidade de produto para solução ao cliente

"Não precisamos da furadeira, mas, sim, do buraco na parede", exemplificou Thales Teixeira, fundador da decouping.co, ao revelar o impacto da jornada digital. Para Teixeira, a inovação está no modelo de negócios. "A tecnologia é só um motor", pontuou.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G