SEGURANÇA

União Europeia faz força-tarefa contra uso ilegal do reconhecimento facial

Convergência Digital* ... 10/06/2020 ... Convergência Digital


As práticas do aplicativo chinês TikTok devem ser examinadas por uma força-tarefa da União Europeia, afirmou o  Conselho Europeu de Proteção de Dados (EDPB) nesta quarta-feira, 10/06. O órgão também alertou forças policiais contra o uso do software de reconhecimento facial da norte-americana Clearview AI.

Ficou aprovada a criação de uma força-tarefa para avaliar as atividades do TikTok em todo o bloco europeu após o pedido de um parlamentar preocupado com seus métodos de coleta de dados e riscos de segurança e privacidade. A força-tarefa coordenará possíveis ações e buscará uma visão geral do processamento e das práticas do TikTok em toda a União Europeia.

Já a norte-emaricana Clearview AI, adverte o Conselho Europeu de Proteção de Dados, faz buscas de fotos publicamente disponíveis na internet e usa o reconhecimento facial para identificar possíveis suspeitos, desencadeando críticas no Canadá e nos Estados Unidos sobre possíveis usos indevidos do recurso.

“O EDPB tem dúvidas sobre se alguma lei da União ou dos Estados-Membros fornece uma base legal para o uso de um serviço como o oferecido pela Clearview AI.Somos da opinião que o uso de um serviço como o da Clearview AI pelas autoridades policiais da União Europeia, como está, provavelmente não seria consistente com o regime de proteção de dados da UE”, completou o órgão público.

*Com agências Internacionais


Segurança digital faz Oi ultrapassar a marca de 125 mil elementos monitorados em SOCs

SOCs, localizados no Rio de Janeiro e São Paulo, dão suporte à jornada digital de clientes públicos e privados e registrou um crescimento de 132% nas vendas de serviços gerenciados voltados à transformação digital.

PGFN alerta que é alvo de tentativa de fraude

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional informa que nunca entra em contato para pedir doações ou para tratar de questões como pagamento de benefícios e auxílios ou restituição e resgate de valores.

Por Covid-19, biometria é excluída das eleições 2020 pelo TSE

Decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso, em função do risco de contágio da Covid-19. Os leitores lde impressões digitais não podem ser higienizados a cada utilização, o que seria um risco considerável.

Administradora de shopping centers revela ataque cibernético

Ao mercado a Aliansce Sonae informou que a invasão aconteceu em maio e a companhia admite que, algumas informações possam ter sido acessadas, mas que elas não eram estratégicas.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G