INOVAÇÃO

Empresas nacionais reclamam da burocracia e deixam de investir em Inovação

Convergência Digital ... 01/07/2020 ... Convergência Digital

Um estudo inédito no Brasil, realizado pelo Instituto Eldorado,  buscou avaliar o interesse das empresas em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O levantamento sugere que grande parte das empresas brasileiras não adota novas tecnologias. 

A pesquisa apontou que mais da metade da amostra realiza P&D em TIC e dois terços já realizam algum investimento nas novas tendências do mercado. No entanto, 47% das participantes afirmaram possuir pouco ou nenhum conhecimento das novas tecnologias.

A pesquisa, que ocorreu entre outubro e novembro de 2019, foi realizada com a participação de 87 empresas. No estudo foram levantadas e validadas hipóteses sobre como a inovação aberta e tecnologias TIC estão sendo discutidas e aplicadas no mercado.

O estudo também mostrou que há uma grande oportunidade no investimento em P&DI nas empresas que faturam até R$ 500 milhões, por meio de instrumentos governamentais existentes. Aquelas que ainda não fazem uso desses recursos citam a burocracia e o desconhecimento como os principais fatores para a não utilização dos incentivos.

No quesito inovação, 58% das empresas praticam algum tipo de inovação aberta, índice que está abaixo da média global. Seus principais desafios são a gestão da mudança organizacional interna, a identificação de novas fontes de inovação e a gestão do relacionamento com as fontes de inovação externas.

Aquelas que praticam inovação aberta, em sua maioria, realizam parcerias com universidades, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e Institutos de Pesquisa. Segundo o estudo, entre os principais fatores de escolha de ICTs estão a infraestrutura para P&D, o know-how técnico e qualidade da solução/pesquisa.

Por fim, a pesquisa aponta ainda que para fomentar a competitividade do Brasil em inovação é necessário agir sobre diferentes pilares, acelerando o movimento de transformação. São eles:

Aumento do entendimento dos parceiros no sistema de inovação aberta;

Alinhamento entre oferta e demanda de inovação;

Simplificação do acesso a recursos;

Ampliação e simplificação do acesso a crédito para PMEs.

O estudo completo do Instituto Eldorado pode ser acessado aqui.


Cloud Computing
Unimed Fesp adota Citrix para trabalho remoto de quase 700 colaboradores

Os colaboradores podem acessar de qualquer local e qualquer dispositivo as mesmas aplicações e informações que tinham no escritório, como sistemas de autorização de pessoas internadas, ERP, aplicativos internos, dados para análise e relatórios, entre outras.

Finep seleciona R$ 107 milhões em projetos de inovação

Foco dos incentivos é para soluções relacionadas à pandemia de Covid-19. 

STF avança na transformação para ser 100% digital

Resolução editada pelo Supremo impõe que, a partir de agora, todos os processos originários ajuizados no Tribunal devem ser protocolados por meio eletrônico. Ferramenta permite incorporar de áudio e vídeo nos autos.

Obr.Global abre inscrições para programa voltado aos investidores anjos

Iniciativa Angel Success Series tem duração de dois meses e, pela primeira vez, acontecerá 100% online. Inscrições vão até o dia 10 de agosto.

Serpro amplia teste do sistema de transferência eletrônica de veículos

Desenvolvido para o Denatran e lançado em Santa Catarina, Registro Nacional de Veículos em Estoque funciona como um DUT online e será ampliado para Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

TIM lança desafio para startups com soluções de IoT voltadas ao agronegócio

Em parceria com a AgTech Garage, o Desafio 4G TIM no Campo vai selecionar soluções inovadoras para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G