GESTÃO

Giro Pronampe quadruplicou demanda de TI do Itaú Unibanco Empresas

Ana Paula Lobo* ... 16/07/2020 ... Convergência Digital

A demanda de TI na área pessoa jurídica do Itaú Unibanco quadruplicou nos três dias dedicados a disponibilização do Giro Pronampe, revelou ao Convergência Digital, o CIO da instituição financeira, Ricardo Guerra. O executivo classificou o produto como de alto risco pela grande demanda.

E, realmente, foi necessário intervir e redimensionar o ambiente criado para a correção das falhas. Uma delas foi percebida no primeiro dia - uma instabilidade na comunicação entre o Itaú e o Banco do Brasil, responsável pela liberação dos recursos do governo federal e responsável pela suspensão do serviço na sexta-feira, 10/07.

"Em produtos normais, no dia a dia, costumamos lançar os produtos de forma gradual, onde podemos projetar a demanda com mais precisão, evitando problemas. Neste caso, assumimos o risco pois sabíamos da urgência dos clientes", conta Guerra. O desenho do ambiente de TI foi feito por time multidisciplinar, que tomou decisões rápidas para agilizar o acesso à linha de crédito. De acordo com o Itaú, 37 mil empresas foram atendidas e R$ 3,7 bilhões foram liberados em pouco mais de 24 horas úteis da oferta.

A exclusividade do serviço no celular, explica Ricardo Guerra, foi uma decisão para evitar aglomeração nas agências. Além disso, lembra o CIO, o Itaú Unibanco possui mais de 13 milhões de clientes usando os aplicativos bancários. "O celular é uma plataforma bastante difundida. Fizemos toda a operação sem colocar em risco nossos funcionários e os nossos clientes", completou.

O Pronampe é destinado a micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. O dinheiro pode ser usado para pagar salários ou para o capital de giro.O prazo de pagamento é de 36 meses, com oito meses de carência e os juros são equivalentes à taxa Selic mais 1,25% ao ano. A União cobre até 85% de eventuais calotes e o risco sobre os 15% restantes é do banco





 


Plataforma online vai integrar pagamentos ao Tesouro Nacional

Empresas que prestam serviço de recolhimento de valores poderão se credenciar ou integrar suas soluções ao PagTesouro.

Empresas estão longe de priorizar a LGPD, adverte a EY

"Nem dois anos ou mesmo o dobro deste tempo serão suficientes para a empresa que não colocar a privacidade de dados como prioridade", afirma Marcos Sêmola, sócio-líder da EY para Cybersegurança.

Dataprev lança ferramenta para acesso online à bolsa de qualificação profissional

Bolsa é uma das alternativas à demissão nos casos de suspensão de contrato de trabalho motivados pela pandemia de Covid-19. 

LGPD: quase 90% das empresas abandonam adequação e culpam a Covid-19

Estudo mostra que boa parte das organizações deixou de lado os ajustes dos sistemas, até pela indefinição política do tema.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G