Reclamações contra oferta de banda larga crescem 40% com a quarentena da Covid-19

Luís Osvaldo Grossmann* ... 04/08/2020 ... Convergência Digital

Com dependência mais intensa da internet no período de isolamento social, cresceram também as queixas com relação ao serviço. A banda larga puxou o aumento das reclamações da Anatel no primeiro semestre de 2020, com alta de 40% sobre o semestre anterior. 

As broncas contra as empresas na prestação do serviço de acesso à internet somaram 393,8 mil registros na agência, contra 281,8 mil do período de julho a dezembro de 2019. Em números absolutos, as reclamações contra a telefonia móvel pós paga foram mais volumosas, 497,1 mil (queda de 2,6% sobre o semestre anterior), mas em universos distintos: são 34 milhões de acessos fixos à internet contra 110 milhões de celulares pós pagos ativos. 

Segundo a Anatel, “em geral, na banda larga fixa, cresceram as reclamações quanto à qualidade, o que pôde ser percebido a partir de março, quando as medidas de isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19 entraram em vigor e o uso da internet nas residências teve aumento”. 

O reclame foi generalizado entre as maiores operadoras, mas em dimensões distintas. A maior empresa de banda larga fixa do país, a Claro, viu as queixas dobrarem de tamanho (131,9 mil contra 69,1 mil, ou 98,8%). Nos provedores menores, a visão agregada indica que a queixa também cresceu forte (+83,6%). E mesmo Vivo (+16,8%), Oi (+5,3%) e TIM (+33%) registraram crescimento. 

Depois da banda larga, a telefonia móvel pós paga foi o serviço com maior crescimento nas reclamações junto à Anatel no primeiro semestre. O aumento foi de 20%, para 227,8 mil queixas. Segundo a agência, “entre os motivos desse aumento estão bloqueio ou suspensão indevidas do serviço e cancelamento indevido. Em diferentes intensidades, todas as grandes prestadoras apresentaram aumento de reclamações na modalidade pré-paga da telefonia móvel”.

Já nos demais serviços, ocorreu queda no volume de reclamações. A telefonia móvel pós-paga continua sendo o serviço mais reclamado, com 497 mil queixas no primeiro semestre de 2020, mas o número é 2,6% inferior que o do segundo semestre de 2019. A telefonia fixa teve 241 mil reclamações no primeiro semestre de 2020 e a TV por assinatura, 154 mil. Em relação ao semestre anterior, estes serviços tiveram queda, respectivamente, de 9% e 10% no volume de reclamações.

* Com informações da Anatel

Internet Móvel 3G 4G
Conexão no campo pode render até R$ 50 bilhões em dois anos

Estudo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) revela que, hoje, faltam quase 15 mil antenas e torres para ofertar o serviço necessário para a digitalização do agronegócio. Os números foram revelados no Painel Telebrasil 2020.

Minicom: O momento é de repensar os negócios e o 5G vai ajudar muito

Ministério está comprometido a fazer política pública para tratar do desenvolvimento das TICs, assegurou o diretor do Departamento de Inclusão Digital, Wilson Wellisch.

SindiTelebrasil muda marca para Conexis. Rodrigo Abreu, da Oi, assume comando

Abreu substitui o presidente da Algar Telecom, Luiz Alexandre Garcia, que ficou à frente da entidade nos últimos cinco anos. Prioridades de Abreu são o leilão 5G e fazer valer a Lei das Antenas no dia a dia real das teles.

Relator no Senado propõe desoneração de IoT e VSats sem mudar texto da Câmara

Relator do PL 6549/19 na CCT, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) sustenta que isenção de Fistel, Condecine e CFRP vai, na prática, aumentar a arrecadação . “Ganho líquido na arrecadação será de R$ 2,9 bilhões”, afirma. 

Empate suspende decisão do STF sobre desbloqueio de celular em 24 horas

Operadoras questionam no Supremo uma lei do Rio de Janeiro que determina o desbloqueio da linha 24 horas após quitação de dívida. Placar está em 5 a 5. 

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G