GESTÃO

Governo vai usar carros elétricos para transporte de servidores

Convergência Digital* ... 14/09/2020 ... Convergência Digital

O Ministério da Economia e o Governo do Distrito Federal (GDF) assinaram um acordo de parceria no projeto piloto Vem DF, que vai permitir o transporte administrativo de servidores federais pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A ação já existe no governo distrital e vai abranger, também, o deslocamento a serviço dos servidores da União.

“A parceria com o GDF vai estimular o setor público na expansão do modelo de compartilhamento de veículos, divulgar a mobilidade elétrica, fomentar a cadeia produtiva e também economizar recursos de forma significativa”, explica a secretária adjunta de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Elise Gonçalves.

O acordo estabelece o compromisso do ME em realizar a contratação centralizada para a aquisição e instalação de seis eletropostos para a Esplanada dos Ministérios e em outras localidades em que existam prédios do ME. Já ao GDF cabe compartilhar os veículos elétricos, carregadores e o software de gestão e monitoramento.

Neste primeiro momento, os veículos poderão ser utilizados por servidores do GDF e do Ministério da Economia, órgão escolhido como piloto. Posteriormente, o público poderá ser ampliado com corridas de curta distância atendidas pelos veículos elétricos.

Atualmente há 14 veículos elétricos do modelo Twizy, da fabricante Renault, que rodam pelo projeto Vem DF. A utilização deste tipo de veículo além de diminuir o gasto público com os deslocamentos, auxilia na diminuição da emissão de gases de efeito estufa e incentiva o setor privado na criação de modelos de negócios de compartilhamento de veículos que utilizem energia renovável.

Os próximos passos serão a realização dos ajustes com a implementação do modelo, treinamentos, definição da disponibilização dos carros aos servidores e a contratação e instalação dos eletropostos na Esplanada dos Ministérios. O prazo inicial de vigência do acordo é de doze meses.

* Com informações do ME


Carreira
Stefanini promove Maratona de Desenvolvimento 2020

Toda a maratona será 100% digital para a seleção de perfis Júnior e Pleno. Oportunidades estão abertas até para locais onde não há escritórios da prestadora de serviços digitais. Maior parte será no modelo home office. Hoje, aliás, mais de 90% dos funcionários da Stefanini estão no home office.

Empresas estão longe de priorizar a LGPD, adverte a EY

"Nem dois anos ou mesmo o dobro deste tempo serão suficientes para a empresa que não colocar a privacidade de dados como prioridade", afirma Marcos Sêmola, sócio-líder da EY para Cybersegurança.

Dataprev lança ferramenta para acesso online à bolsa de qualificação profissional

Bolsa é uma das alternativas à demissão nos casos de suspensão de contrato de trabalho motivados pela pandemia de Covid-19. 

Logicalis vence contrato de R$ 14,7 milhões na Dataprev

Fornecedora de serviços de TIC vai prestar serviços de comunicação unificada por demanda; telefonia IP e videoconferência à estatal de TI.

Governo prorroga Pronampe, mas crédito às PMEs ainda aguarda R$ 12 bilhões

Financiamentos dependem de nova injeção de recursos para garantia, pendentes de sanção presidencial. 




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G