Guedes: Telecom pode ganhar IVA diferenciado se governadores toparem

Luís Osvaldo Grossmann ... 15/09/2020 ... Convergência Digital

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça, 15/9, que o setor de telecomunicações pode ser beneficiado com uma alíquota diferenciada do novo IVA – que começa com a união de PIS e Cofins – caso os governadores aceitem ganhar menos. A mensagem foi dada às operadoras durante a participação do ministro no Painel Telebrasil 2020. 

“Em telecomunicações tem temas importantíssimos, antenas, imposto, 5G. E particularmente sei da sensibilidade sobre o IVA, que bate mais aí. Chegamos a estudar se o IVA teria duas alíquotas, uma um pouco mais baixa para telecomunicações, educação e saúde. Mas estamos ainda tentando um acoplamento com os governos estaduais. Se conseguirmos esse acoplamento, podemos, durante essa conversa, analisar essas duas alíquotas”, afirmou Guedes. 

A participação do ministro, inicialmente prevista para 9h, foi adiada para 12h porque ele foi chamado a uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro na qual foi finalmente descartada a criação do Renda Brasil, a substituir o Bolsa Família. O impacto da decisão do presidente parece ter sido forte sobre o ministro, que durante a maior parte de sua manifestação buscou minimizar o vídeo que  Bolsonaro disseminou nas redes sociais ainda durante o encontro com o ministro. “Eu já disse há poucas semanas que jamais vou tirar dinheiro dos pobres para dar aos paupérrimos. Quem porventura vier propor para mim uma medida como essa, eu só posso dar um cartão vermelho para essa pessoa”, afirmou Bolsonaro. 

Embora tenha se dirigido durante mais de uma hora em participação online no Painel Telebrasil, o encontro com o presidente predominou. “A mídia fez uma ilação de que ia tirar dos pobres. E o presidente então falou, que já que estão dizendo que vou tirar do pobre, então descredenciou a ideia. Não vai ter mais Renda Brasil. Estão distorcendo tudo', insitiu. “Quem tomou cartão vermelho não fui eu, foi o Renda Brasil."


Internet Móvel 3G 4G
Oito anos depois, teles seguem brigando pela faixa de 450 MHz

Recurso contra a decisão que determinou a devolução da faixa e impôs compromissos de cobertura voltou ao Conselho Diretor da Anatel depois de 14 meses, mas foi adiado por mais 30 dias. 

Copel Telecom marca privatização para novembro e quer R$ 1,4 bilhão

Edital de venda do braço de telecomunicações da estatal paranaense de energia é previsto para 21/9. Empresa tem 34 mil km de fibras em 399 municípios. 

Oi diz à CVM que movimento de ações se deve a aprovação de plano e venda da móvel

Comissão de Valores Mobiliários perguntou o motivo das oscilações recentes nos papéis da operadora, com quedas superiores a 7% seguidas de aumentos de 9%. 

Claro tenta resgatar TV paga com planos alternativos a não clientes

Com metade do mercado nacional de TV por assinatura, o presidente da empresa, José Félix, diz que fará lançamentos nos próximos dias. “A TV está sofrendo alterações e vamos lançar de imediato um novo serviço.”

Sem acordo, Senado adia votação sobre uso do FUST para subsídio de contas

PL 2.388/2020 prevê uso de recuros do fundo para subsidiar as contas de telecom durante a pandemia. Faltou consenso entre os líderes e o tema foi retirado da pauta. Líder do Governo, Fernando Coelho (MDB/PE), diz que há 'muitas pendências'.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G