Home - Convergência Digital

R3 descarta padrão internacional para Blockchain

O líder do consórcio de bancos e governos para atuar com a tecnologia, Charley Cooper, não se mostra otimista para um padrão global para a tecnologia e adverte: Blockchain está mudando tudo no mundo bancário.

Technisys: Fintechs ocupam um 'vazio' deixado pelos bancos

A transformação digital é um caminho inevitável para os bancos, mas não é uma jornada que exige mudar também a cultura de trabalho e das pessoas, diz o co-fundador e CMO da empresa, German Pugliesi Bassi.

Itaú Unibanco cria centro de excelência para blockchain

Instituição financeira também faz parte do R3, consórcio criado para lidar com questões regulatórias para a tecnologia. "O Blockchain é o salto quântico de mover ativos", afirma o Superintendente de arquitetura do banco, Maurício Alban Salas.

Blockchain rompe padrões e impõe desafios regulatórios

Não será diferente com o conceito de transações em rede e sem intermediação que surge.

Blockchain: o banco de dados global que chegou para mudar as transações

O blockchain pode ser definido como uma rede ponto-a-ponto que aporta conceitos de livros-caixa distribuídos. Nos bancos, a arquitetura chegou para ficar. Mas pode avançar em outras áreas, como seguros e saúde.

É hora de o Brasil criar um consórcio para liderar debate sobre blockchain

Modelo de arquitetura tecnológica elimina a necessidade de intermediação da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) ou do próprio Banco Central, admite o superintendente geral da CIP, Joaquim Kavakama.

Era digital exige que empresas se deem o direito de errar

Em palestra no CIAB Febraban, o economista e escritor Tim Harford sustentou que é preciso aceitar a falha, mas também errar do jeito certo. Corporações têm de ser ágeis ao ouvir seus públicos.

Capgemini: eficiência operacional é chave para a jornada digital

A afirmação é do Chief Operations Officer da empresa, Carlos Eduardo Mazon. Segundo o executivo, os provedores de serviços têm a obrigação de mostrar o caminho da transformação para seus clientes.

Capgemini: Não há transformação digital sem o uso da nuvem

A migração ainda é lenta, mas o mercado está mais maduro, afirma o VP da Infraestrutura de Serviços de Outsourcing da companhia, André França.

Há vagas para profissionais voltados para a gestão da informação

Faltam especialistas habilitados para transformar o dado em uma informação, adverte o executivo da Veritas Brasil, Paulo Prado.

MC Software monta laboratório de Inovação para o Watson

Computação cognitiva é uma das prioridades em 2016 da companhia, 100% nacional. Com relação à jornada digital, Miguel Carbone, sócio-diretor da empresa, adverte: cuidado com a enganação.

Empresas estão falhando na política de proteção dos dispositivos conectados

A advertência é do especialista em proteção de Dados da Symantec, Sebastian Brenner. Segundo ele, não são só os bancos em risco Há outras verticais sendo atacadas.

Gartner: Blockchain vai muito além dos bancos

Plataforma, que armazena e certifica a veracidade dos dados, vai ganhar presença em outros ecossistemas. "É um novo modelo de fazer negócios", sustenta o diretor de pesquisa do Gartner, Fabio Chesini.

EMC: Brasil vive déficit expressivo de cientistas de dados

Tecnologia sem pessoas capacitadas não basta para incrementar os negócios, afirma o vice-presidente de vendas corporativas da EMC Brasil, Giampaolo Michelucci.

Autenticação é desafio para bancos digitais

“Se os bancos inovam na oferta de seus serviços, os hackers também inovam nas modalidades de ataques”, afirma Anchises Moraes, analista de inteligência da RSA para a América Latina.

Marketing agrega comunidade de parceiros em torno da marca Symantec

Canais, responsáveis 100% pelas vendas da empresa, ganham atenção especial na estratégia de reposicionamento da marca no Brasil, conta a diretora de Marketing, Carla Kamoi.

Na jornada digital, videoconferência é ferramenta de tomada de decisão

Tecnologia avança em novas funcionalidades como a criptografia e fica mais acessível com o 3G e 4G, aponta a diretora de Marketing da Polycom, Mariane Takahashi.

Big data: Bancos priorizam informação para melhorar relação com o cliente

Lidar com os dados vindos das redes sociais e da Internet das Coisas é, hoje, um desafio no mercado financeiro, observa Josias Oliveira, diretor da StatSoft.

Criminosos digitais inovam em ataques a caixa eletrônicos

Um atacante digita um código no celular e o envia, via bluetooth ou SMS e rouba dinheiro automaticamente. Isso não é ficção, é realidade, afirma o diretor de pré-vendas e consultoria da Symantec,Vladimir Amarante.

Atos investe para ganhar terreno no Brasil

Empresa foi às compras para atingir a meta de ficar entre os três principais players globais de TI. Segurança é ponto-chave da Rio 2016, revela o presidente da Atos para a América do Sul, Yves Guillaumot

Os robôs estão mais perto do que nunca dos consumidores

Em matéria especial, a repórter Roberta Prescott mostra que as máquinas evoluíram e estão na rota dos investimentos.

IoT e big data dão uma nova roupagem às ofertas de prateleira

As intervenções preditivas estão mudando o conceito de vendas de seguros, sustenta o líder em IoT da Dell Brasil, Fernando Cesar.

Dell: Produtos digitais exigem o uso da nuvem

A tendência dos bancos se tornarem 100% digitais é uma oportunidade para massificar o uso das tecnologias hiperconvergentes, sustenta o diretor Executivo para o segmento de Grandes Empresas da Dell Brasil, Marcelo Medeiros.

NCR vai às compras para se ajustar à era das fintechs

Vice-presidente global da companhia, João Perez, diz que novas funcionalidades estão sendo incorporadas aos ATMs e eles seguem mais vivos do que nunca.

Para a Iteris, o futuro da integração de serviços de TI é o foco

Ser o braço fiel do cliente é o diferencial, hoje, para ser parceiro efetivo na transformação digital, diz o sócio-fundador da empresa, Marcelo Santos.

Telemetria é aliada na monitoração de vulnerabilidades

O estrategista de Segurança da Informação da Symantec, André Carraretto, diz como a tecnologia está sendo incorporada à política de segurança da informação.

CSC: o dado também vai deixar de ser analógico e migrar para o digital

Informação será criada por dados mais comportamentais e virá, por exemplo, do reconhecimento facial e da biometria, atesta o o diretor-executivo da vertical de bancos da CSC, Marcelo Baptista

Para HPE, momento no Brasil é de recuperar a confiança

Investir em P&D é o caminho para 'correr na frente' e enfrentar o impacto da transformação digital, sustenta o presidente da empresa no Brasil, Luciano Corsini.

Bancos saem na frente e massificam computação cognitiva

Plataforma da IBM já é usada no Bradesco e no Banco do Brasil, e outros bancos estão assinando acordos de uso, revela o presidente da companhia, Marcelo Porto. Sobre 2016, o executivo diz que em momentos extremos sempre há oportunidades.

Dell: banco digital está longe de ser um banco online

A advertência parte do diretor de contas estratégicas da Dell Brasil, Roberto Voi. Ele diz ainda que a TI, na transformação digital, precisa trabalhar para virar um broker de serviços.

Investimento em P&D fortaleceu a EMC em momento de crise no Brasil

"Criamos um ecossistema em big data que muito nos ajuda a buscar novas receitas com os clientes", frisa o presidente da empresa, Carlos Cunha. Para o executivo, a TI vive um momento de ruptura.

Indústria inova para atender a bancos e fintechs

Em matéria especial para a CDTV, do portal Convergência Digital, a repórter Roberta Prescott mostra as novidades que fizeram a diferença no CIAB Febraban, realizado de 21 a 23 de junho, em São Paulo.

Fusão da CSC com a área de enterprises services da HPE cria a terceira maior prestadora de serviços de TI

Presidente da CSC, Omar Rodrigues, diz que companhia a ser criada só ficará atrás de IBM e Accenture, mas ela só chega ao mercado em março de 2017.

Permitir o erro para acertar é uma exigência da transformação digital

O chief technologist officer da HPE Brasil, Raymundo Vasconcelos, adverte que nenhuma jornada para a nova era acontecerá sem a participação efetiva das pessoas.

Veritas: Banco digital coloca a informação como ativo principal do negócio

Pessoas são cruciais na condução de um bom projeto na área, observa o diretor de vendas da Veritas Brasil, João Paulo Teixeira.

Dell fecha primeira venda para storage fabricado no Brasil

Com a produção iniciada no final de abril, a empresa fechou um contrato com um órgão do segmento público. "Esse contrato nos dá a certeza que produzir localmente faz a diferença", diz o diretor de marketing para storage na América Latina, Marcos Café.

CIO da SulAmérica diz que TI precisa ser mais startup e menos balcão de entrega

Não ter medo de inovar e apostar em tendências como nuvem, mobilidade e Internet das Coisas é essencial para a TI ficar à frente da transformação digital, sustenta Cristiano Barbieri.

Destaques
Destaques

Robôs exigem que o homem se reinvente diante da Tecnologia

A afirmação é pernambucana Patricia Florissi é vice-presidente e CTO global da EMC. Em entrevista, a executiva diz ainda que a transformação digital é para virar do avesso os modelos de negócios. O momento do Brasil, avalia, é o de mirar a sobrevivência. "A inovação ficou distraída com as crises'.

Momento econômico não tira a prioridade do Brasil nos negócios da Dell

"Sabemos lidar com as variações", enfatiza o presidente da empresa, Luís Gonçalves. Executivo destaca ainda que há uma grande ansiedade pelo dia 1 da operação da Dell Technologies - a empresa resultante da compra da EMC.

Os ATMs se renovam para sobreviverem à era digital

Há mais de 30 anos em uso, os equipamentos agregam mais funções e tornam-se peças importantes de integração com o mundo móvel. Para fabricantes, o dinheiro ainda tem longa vida no segmento financeiro.

Fintechs provocam bancos e impõem uma guinada histórica no Brasil

Os bancos vão 'matar' os seus serviços ruins? Esta foi uma provocação colocada no CIAB Febraban. No embate entre o novo e o antigo, o correntista ganha a vez.

Internet das Coisas e geração Y impõem mudanças ao mercado de seguros

Pesquisa da Capgemini mostra que, se as empresas tradicionais não mudarem, as startups vão ganhar a preferência dos jovens consumidores.

Tecnologia é a chave para virar a relação ruim entre bancos e clientes

"A tecnologia abre uma porta enorme para melhores serviços e mais transparência", disse  o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Retomada do crescimento pode demorar, segundo ele. 

Lei de dados pessoais vai exigir mudanças na TI e na segurança dos bancos

Adequar os sistemas será uma exigência, mas especialistas cobram: Brasil está ficando para trás e precisa votar logo essa regulamentação para acelerar a vinda de novos investimentos.

Oxigênio, da Porto Seguro, faz novo ciclo de aporte em startups

Programa vai selecionar sete novas empresas para serem aceleradas, revela o CIO da Porto Seguro e diretor da Oxigênio, Italo Flammia.

Bancos admitem que estão correndo para ficarem mais perto dos clientes

Com novos hábitos de consumo, os correntistas determinam como querem contratar serviços, e Bradesco, Banco do Brasil e Banrisul assumem que o momento é de reorganizar processos e modelos de negócio.

Inovação: O que é preciso para provocar o 'gênio coletivo'

Em uma das palestras mais esperadas do CIAB Febraban, Greg Brandeau, ex-CTO do Walt Disney Studios, conta o que os líderes inovadores têm em comum.

Demanda por Segurança da Informação faz Symantec priorizar o Brasil

Empresa trouxe um call center para o País para atender às demandas em português dos clientes, revela o presidente da empresa, Eduardo Souza. Ele adverte que os ataques direcionados são a praga mais perigosa do momento. "Há atacantes rondando as empresas."

FinTechs e bancos precisam conversar e integrar tecnologias

Processo é crucial para garantir a segurança da informação, observam executivos da Capgemini. A integração dos serviços dos 'mundos' é uma exigência dos correntistas e terá de ser feita com eficiência.

Crise passa longe do mercado de governança de dados no Brasil

Para a CEO da Veritas, Lúcia Bulhões, a avalanche de dados exige prioridade das empresas em investimentos para a gestão da informação, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina.

Caixa reduz esforço operacional com app para consulta de FGTS

Diretor de TI da instituição financeira, Roberto Zambon, diz que o aplicativo, lançado há dois meses, já teve mais de 150 mil downloads.

Dado sem dono causa um grande risco às corporações

Apenas 15% de todo dado armazenado são relevantes para os negócios; outros 85% são desconhecidos, redundantes, 'escuros' e obsoletos para uma corporação, revela o gerente de Engenharia da Veritas Brasil, Marcos Tadeu.

Cartões movimentaram mais de R$ 1 trilhão no Brasil

Para o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Marcelo Noronha, os cartões de crédito estão se consolidando como meio de financiamento ao consumo.

HPE reforça plataforma open stack para atuar na transformação digital

Diretor de arquitetura e soluções da HPE Brasil, Antônio Mariano, diz que a TI precisa estar pronta para oferecer um catálogo de serviços à área de negócios. "É uma jornada que exige adaptação dos gestores", sustenta.

FinTechs reafirmam o correntista como protagonista da era digital

De menor porte, as FinTechs são mais ágeis e conseguem pensar 'fora da caixa'. Já os grandes bancos vivem o momento de migrar dos seus ecossistemas tradicionais para um mundo digital, onde não são mais o centro das atenções.

Analytics vira diferencial de concorrência da Rede

Presidente da empresa, Fernando Chacon, também diretor de Marketing do Itaú Unibanco, não teme a concorrência com Apple e Google.

No Brasil, 74% dos consumidores utilizam serviços de FinTechs

Estudo da Capgemini revela que, enquanto cresce aderência aos serviços financeiros oferecidos por startups, os bancos tradicionais, ainda despreparados para enfrentar essa concorrência, lutam para manter clientes

Dispositivos móveis crescem e ida às agências encolhe no Brasil

Pesquisa mostra que 59% dos correntistas brasileiros usam a Internet para resolver questões bancárias semanalmente.

Banco Itaú se prepara para ficar 100% digital

O presidente executivo da instituição, Roberto Setubal, admitiu que as fintechs - empresas emergentes no mercado financeiro - pressionam os negócios tradicionais. Internet já responde por 51% dos negócios no banco.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV



Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site