Convergência Digital - Home

Itaipu Binacional avança no uso da nuvem e disciplina rotina de TI

"A sensação que tínhamos era que a TI não era reconhecida nunca. Com a governança, houve um alinhamento ao negócio", aponta José Washington Medeiros, superintendente de Informática e Telecomunicações.

Cultura do assistencialismo emperra o avanço da inovação no Brasil

Para o mentor e investidor em startups, Robert Janssen, boa parte das empresas ainda entende a inovação como uma despesa.

Startups vão deixar de olhar para o umbigo do Brasil e vão buscar o mundo

A previsão é do presidente da Assespro Nacional, Jeovani Salomão. Segundo ele, o empresariado de TI precisa manter a mobilização para assegurar a desoneração da folha. "Esse nome é muito ruim. Parece que o setor não quer pagar imposto. Isso não é verdade. Nós empregamos muito."

Manufatura Avançada: Brasil não pode agir apenas como um comprador na Indústria 4.0

Paraná conduz um projeto piloto em parceria com a Alemanha para avançar no uso de tecnologia de ponta nas indústrias, revela o coordenador da Federação das Indústrias do Paraná, Rodrigo Martins. "O Brasil não está atrasado, mas precisamos de ações mais pragmáticas."

Faltam talentos para o Brasil aderir à era da transformação digital

O Brasil forma poucas pessoas boas e tem muitas pessoas medianas, lamenta o consultor Cezar Taurion, que é taxativo: "No País, TIC está longe de ser uma prioridade."

Corporações brasileiras estão presas ao passado na transformação digital

Para o investidor anjo e professor da FGV Artur Igreja, o Brasil está muito distante da economia do conhecimento. Segundo ele, a digitalização está atrasada e vai além do ERP.

Empresário de TI precisa sair da 'zona de conforto' e pensar o negócio global

O gestor público está correndo atrás do tempo perdido e para fazer mais com menos precisa acreditar na tecnologia, observa o presidente da Assespro Paraná, Adriano Krzyuy. Ele adverte ainda que a inovação é questão de sobrevivência. "A empresa de TI que não inova vai morrer."

Brasil é caro, burocrata e tem um ambiente desfavorável à inovação

"O País fica cada vez mais fora do mercado internacional", lamenta o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Adalberto Netto.

Banda larga não pode ser vista como custo nas prefeituras

A afirmação é do presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Marcel Micheletto. "As prefeituras podem ser protagonistas, mas temos que ter atitude e investir em TIC", reforça.

Foz do Iguaçu usa TIC para reorganizar a gestão pública

"O gestor público precisa entender que nada cai do céu. Se não, TIC não vai avançar", afirma o secretário de Administração da Prefeitura da cidade, Ney Patrício da Costa.

Paraná adota Governança de TIC para ser referência em inovação

O coordenador de Ciência e Tecnologia do governo do Paraná, Evandro Mazotto, admite que não existe inovação sem incentivo fiscal e que é hora de consolidar parcerias com empresas privadas.

Sétima edição do Paraná TIC acontecerá nos dias 1 e 2 de agosto de 2018

Na edição de 2017, rodada de negócios internacional reuniu empresas de TI e energia, agronegócio e negócios digitais e acelerou as parcerias comerciais latino-americanas, afirma o presidente da Assespro Paraná, Adriano Krzyuy.

Hackathon Trinacional: time vencedor quer construir software para fazer a diferença

Equipe Economia Paraná construiu um app que funciona como um clube de vantagens para o consumidor que economiza energia. Maratona reuniu times do Brasil, Argentina e Uruguai.

eSocial: empresas de TI precisam contratar seguro de responsabilidade civil

O conselho é do consultor tributarista e empresarial Lucas Ribeiro. Segundo ele, é necessário prevenir-se contra os possíveis erros do sistema do novo regime da Receita.

Ser global é uma obrigação para quem quer sobreviver no mercado de TICs

“Há 10 anos, a regra era fortalecer pontos fracos. Hoje, tem de capitalizar o que é bom e terceirizar o resto. Globalizaçao deve ser prioridade”, diz o vice presidente da Velocity Texas, David Fonseca. 

Coaching: perguntas certas fazem a diferença na vida profissional

Especialista em coaching, o americano Ron Duggins deixou claro que o melhor coach para as empresas é aquele que não diz o que fazer, mas o que incentiva a elaboração de um bom plano de negócio.

Palotina, no PR, investe em TIC para se transformar em cidade inteligente

Com pouco mais de 35 mil habitantes, a localidade está em processo de informatização da gestão pública e busca alternativa de investimentos para expandir a oferta de banda larga.

Escolas de Engenharia têm currículos pífios de Ciência da Computação

Numa época de sofisticação da TI, o Brasil erra ao não atualizar os currículos na área tecnológica. "Hoje os engenheiros têm apenas noções básicas de programação", adverte o diretor de Inovação da FINEP, Márcio Girão.

Hackathon trinacional exigiu união das equipes do Brasil, Argentina e Uruguai

Disputa, que aconteceu no Paraná TIC, reuniu 24 pessoas, divididas em seis equipes. Durante 35 horas, os times desenvolveram soluções para buscar eficiência energética. "Foi, de fato, uma maratona e realizada dentro da Itaipu Binacional", diz um dos coordenadores do evento, Fabrício Bianchi, do SEBRAE/Paraná.

Guaíra, no Paraná, monta datacenter e cria modelo de saúde digital

Com pouco mais de 33 mil habitantes, o município, localizado na fronteira do Brasil com o Paraguai, priorizou o uso de TIC, e o atendimento médico, por exemplo, saltou de 80 mil consultas/mês para 135 mil consultas/mês.

Falta disposição política para criar cidades inteligentes no Brasil

Muitas prefeituras estão comprando tecnologia e criando uma 'torre de babel' dos seus sistemas, adverte José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital. "Esses dados não vão gerar informações, não vão melhorar a gestão pública. Eles são um gasto", acrescenta.



Copyright © 2005-2017 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site