Convergência Digital


Teles: Falta coragem política para aprovar novo marco legal

Presidentes das maiores operadoras do país querem liderança e envolvimento do governo subiram o tom e reclamam da ausência de um projeto de governo para o setor.

leia mais
Teles reclamam estar fora da agenda pública e cobram atenção para Brasil Digital

Ao listar uma série de propostas de políticas públicas, as empresas de telecomunicações reunidas no Painel Telebrasil garantem que em cinco anos, caso medidas sejam adotadas, o país pode ter Internet em 10 milhões de novos domícilios.

leia mais
Manicômio tributário mata as empresas no Brasil

Para o relator da reforma tributária, Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), janela de oportunidade para votação da Reforma Tributária termina em julho. "O momento é agora. O Brasil precisa voltar a crescer", afirmou ao participar do Painel Telebrasil 2018, em Brasília.

leia mais
Por 5G, TIM Brasil terá 21 data centers virtualizados no Brasil

O diretor de engenharia da TIM Brasil, Marco Di Constanzo, revelou que a operdora terá 10 data centers virtualizados até o final deste ano. Piloto oficial do 5G acontecerá com a liberação da faixa 3,5GHz.

leia mais
Juiz de Fora, MG, é número 1 na oferta de serviços digitais em ranking das teles

Operadoras expandiram o ranking das cidades amigas da banda larga para avaliar também as que oferecem serviços digitais aos cidadãos.No ranking das cidades amigas da Banda Larga, Uberlândia se mantém com a liderança. Brasília e São Paulo estão nos últimos lugares.

leia mais

TCU: o momento é de repensar o papel do Estado

O ministro-substituto do Tribunal de Contas da União (TCU), Andre Luis Carvalho, ressaltou que é preciso rediscutir a Lei 13.655/2018 para saber como aplicá-la, uma vez que ela transforma a relação entre o Estado e a sociedade.

leia mais

Licitar 5G em 2019 vai deixar Brasil para trás

Flávio de Oliveira Silva, professor da Universidade Federal de Uberlândia, diz que o fomento ao 5G envolve diferentes setores da sociedade.

leia mais

Defesa nacional fará exercício de guerra cibernética com setores nuclear e financeiro

Exercício Guardião Cibernético envolverá Angra I e II, Nuclebrás, Banco Central, Bovespa e bancos privados.

leia mais

GSMA: Diferença entre mulheres e homens preocupa na América Latina

O espaço para as profissionais do sexo feminino no mercado de tecnologias da informação e comunicação (TICs) precisa aumentar, e rápido, no Brasil. A participação das mulheres no setor de TICs foi tema de sessão temática durante o Painel Telebrasil 2018.

leia mais

Proposta da Anatel reduz alíquota do Fistel a zero e amplia uso do Fust

Minuta de projeto de lei apresentada com o plano estrutural de redes eleva o fundo de universalização de 1% para 3% da receita e obriga o uso dos recursos em telecom, informou o conselheiro da agência reguladora, Aníbal Diniz.

leia mais

BNDES anuncia três linhas para financiar internet das coisas

A partir de junho, banco de fomento fará chamada pública para projetos piloto com formação de consórcios, um fundo de venture capital e outro de investidor-anjo para empresas pequenas.

leia mais

Plano prevê moratória tributária de 10 anos para IoT

Além de Decreto com a política de IoT em si, MCTIC preparou uma minuta de Medida Provisória com o benefício fiscal. “Nossa meta é chegar a um acordo em três meses”, diz o secretário de Políticas Digitais, Thiago Camargo.

leia mais

GSMA: Padronização é essencial para a massificação da Internet das Coisas

Para o diretor de Políticas da associação global da indústria móvel, Stefano Nicoletti, o mercado precisa se conscientizar que a padronização é essencial para o sucesso dos negócios com objetos conectados.

leia mais

Eurico Teles: Oi mostrou que não estava morta

Ao falar no Painel Telebrasil 2018, o presidente da companhia sustentou que a tele vai recuperar seu patamar no mercdo. E brincou com o presidente da TIM: “O Stefano vai voltar a se interessar’.

leia mais

TIM: "Para cada real pago a mais em frequências, são menos investimentos'

Na sua apresentação no Painel Telebrasil 2018, o presidente da operdora, Stefano De Angelis, enfatizou que o governo não pode pensar em arrecadação nos futuros leilões de espectro. Ele também disse que é hora de romper o círculo vicioso de uma regulação pré-histórica.

leia mais

Claro é contra leilão do 3,5GHz e roaming permanente para IoT

Para o diretor-executivo Jurídico e Regulatório da Claro, Oscar Petersen, cogitar um leilão de faixas de frequência, agora, seria uma precipitação.

leia mais

'Será que fazemos pior que as elétricas e os bancos?', indagou Navarro, da Telefônica

Em apresentação no Painel Telebrasil 2018, o presidente da Telefônica, Eduardo Navarro, assumiu que as operadoras erraram na comunicação com o mercado. "Ningúem investiu mais do que nós nos últimos 20 anos", lamentou.

leia mais

Anatel: Cobertura de satélite para no Tratado de Tordesilhas

Juarez Quadros, lamentou que mesmo satélites de nova geração ainda se concentram no Leste do país. No Oeste, só a Telebras.

leia mais

Imposto em excesso para Telecom ameaça a economia digital no Brasil

A pesada carga tributária sobre o setor de telecomunicações é uma ameaça ao desenvolvimento do Brasil na era da economia digital, na análise do professor Fernando Rezende, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

leia mais

Sem novas fontes de recursos, MCTIC volta a apostar no Fust

Como a revisão do marco legal do setor e os acordos de trocas de multas não vingaram, atenções voltam a uma discussão antiga: como usar o fundo de universalização em redes de banda larga.

leia mais

No Brasil, redes 3G podem ser desligadas antes das 2G

Plataforma de segunda geração é essencial para os dispositivos M2M e ainda tem relevância para a oferta de serviços de voz para as prestadoras de serviços de telecomunicações. Futuro das redes 2G foi tema de debate no Painel Telebrasil 2018.

leia mais

Kassab cobra aprovação do novo Marco Legal de Telecom

Na abertura do Painel Telebrasil 2018, o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações procurou demonstrar otimismo de que o PLC 79/16 ainda será aprovado pelo Senado. “Estou confiante”, afirmou.

leia mais

Vivo quer mulheres ocupando 30% dos cargos de direção até 2020

Operadora lança programa para permitir que mulheres alcancem cargos de diretoria, revela a vice-presidente para assuntos corporativos da Telefônica,Camila Tápias.

leia mais
Big data vive em uma área cinzenta de regulação no Brasil

A afirmação foi feita pelo conselheiro da Anatel, Otavio Rodrigues. Segundo ele, a regulamentação sempre terá uma defasagem em relação aos novos serviços.

leia mais
Vivo e Ericsson usam 450 MHz para piloto de Internet das Coisas

Presidente da Vivo, Eduardo Navarro, diz que a faixa é especial e começa a ser trabalhada porque há, agora, aplicações disponíveis.

leia mais
São Paulo prevê 5 mil novas ERBs em um ano com nova lei de antenas

Projeto na Câmara Municipal muda o tratamento das antenas de celular de edificação para instalação necessária a serviço de telecom. Prefeitura espera aprovação em 30 dias.

leia mais
Transformação digital exige investimento em conectividade

Governo precisa definir um roteiro de ações para evitar que o gap digital existente no Brasil se aprofunde ainda mais. Assistam a íntegra do debate sobre o tema realizado no Painel Telebrasil 2018.

leia mais

Editora Convergência Digital
Convergência Digital
Copyright © 2005-2018 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site