Clicky

Convergência Digital - Home

AWS: Nuvem reduz custos em 61% e aumenta eficiência da TI em 74%

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 03/12/2020

O ano de 2020 tem todos os sinais de ter provocado uma disparada na transformação digital de diversos setores. E um dos mais fortes nesse movimento é o financeiro. Como apontaram os principais executivos da AWS no Brasil e na América Latina durante o re:Invent, o principal evento de nuvem pública do maior fornecedor global de serviços de cloud computing, os índices de crescimento não deixam dúvidas. 

“O IDC fez uma pesquisa com 17 organizações na América Latina que migraram recentemente para a AWS, e apontou alguns insights. A redução com custos operacionais foi de 61%, considerando todo o investimento de infraestrutura e paradas não programadas. As equipes de TI são 74% mais eficientes. E a implementação de novas funcionalidades representou um acréscimo anual de 62%. Tudo isso mostra como as instituições, especialmente financeiras, podem melhor focar no negócio”, resumiu o diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais.

Nesta semana, a empresa anunciou uma parceria de 10 anos com o maior banco da região, o brasileiro Itaú Unibanco, que tem 56 milhões de clientes no Brasil, para migrar a maior parcela de sua infraestrutura de TI dos mainframes e de seus data centers para a nuvem. Isso inclui as principais plataformas bancárias, soluções de call center e aplicativos online.

“Em todo o mundo as instituições financeiras estão investindo em talentos para transformar a indústria, para fornecer serviços melhores e mais flexíveis. Essa tendência também acontece na América Latina. Temos clientes de todo o espectro do segmento, desde fintechs em estágios iniciais, às maiores instituições financeiras. Um estudo da IDC estima que essas instituições estão gastando 200% acima de 2019 em IaaS. E os gastos com nuvem em geral – IaaS, PaaS e SaaS – cresceram 76%”, destacou o diretor de vendas na AWS América Latina, Jaime Valles. “Mais do que mudar a experiência de acesso a clientes e empresas, estão fazendo do horário restrito de atendimento bancário uma coisa do passado.”


Destaques
Destaques

Inteligência Artificial: Com estratégia certa, impacto de quatro pontos no PIB do Brasil até 2030

A inteligência artificial exige que se forme e qualifique profissionais no país, advertem especialistas. Para eles, a IA evoluiu e já passou da etapa de experimentação pra uso industrial. Para Fábio Cozman, da USP, a IA leva o país para a Sociedade 5.0, quando máquinas e seres humanos vão interagir de forma harmoniosa.

TCU cobra base de dados única do governo federal

Para a Corte, é responsabilidade da União criar uma base única de dados como forma de impedir fraudes.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como ter nuvem sem reescrever sistemas e adequada à LGPD

Por Marco Wenna*

Como auditar e reescrever linhas de código em tempo hábil para essas migrações para a nuvem a um custo factível para que todas as linhas de código estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção a Dado? Esse é um desafio presente.

Serviços SaaS, proteção de dados e a LGPD

Por Eder Miranda*

Ter um plano abrangente de proteção adicional de dados para as plataformas SaaS é vital para os negócios, uma vez que as empresas não podem abrir sem ter o controle sobre o que está sendo protegido e sobre a maneira como isso está sendo feito pelos fornecedores de software como serviço.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site