Clicky

OPINIÃO

Supply chain: do analógico ao digital

Por Antonio Carlos Brito*
06/04/2021 ... Convergência Digital

O conceito de supply chain  está migrando para um ecossistema de cadeia de suprimentos totalmente digital. Tudo o que qualquer gestor da área sempre desejou está, agora, se tornando realidade: controle de fluxos de informações (ativos ou financeiros) em tempo real, visibilidade total de processos, previsão de demandas, entre outros. Na jornada atual, o desafio é entender sobre como avançar em direção a um mundo onde todos os participantes da cadeia logística estejam conectados numa única rede.

Segundo o Gartner, os melhores modelos de supply chain digitais são aqueles que focam na análise de dados, podendo trazer benefícios como: "redução de estoque de 20%, melhoria de mais de 10% nos níveis de serviços oferecidos ao cliente e aumento de 10% nas receitas".

E se "dados são o novo petróleo", é fundamental integrá-los em vários sistemas para obter um ecossistema conectado, transparente e que ofereça visibilidade end to end para a empresa. E isso só é possível com a migração do supply chain para a nuvem.

A tecnologia evoluiu para facilitar o compartilhamento de dados entre todo o ecossistema da cadeia logística, bem como para permitir que as organizações sintetizem e interpretem essas informações de maneira eficaz a fim de melhorar a tomada de decisão. A nuvem proporciona ao gestor de supply chain algo que é muito valioso nos dias de hoje: automação, eficiência e velocidade, além de conferir mais flexibilidade à cadeia de suprimentos.

A adoção de uma solução na nuvem para gerenciar o supply chain tem o diferencial de uma implementação fácil e rápida, funcionando plenamente em semanas, ao invés de meses, como nos modelos tradicionais.

Outra vantagem, é a facilidade de trabalhar em processos de ciclos curtos e feitos sob medida para atender às necessidades imediatas de uma organização. Os ganhos em cada fase podem ajudar a financiar as etapas subsequentes. Vitórias iniciais dão o impulso e geram suporte durante o processo de transformação digital!


Antonio Carlos Brito é Sr. Principal, Digital & Value Engineering LATAM na Infor

 


Carreira
IGTI abre inscrições para mais de 40 tipos de bootcamps em TI

Entre os cursos disponíveis estão Inteligência Artificial, Cybersecurity, programação iniciante, entre outros. As aulas são 100% online e o aluno paga apenas uma taxa de matrícula no valor de R$ 150.00. Não há mensalidade. Cursos duram dois meses e meio e têm 148 horas de conteúdo.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G