Clicky

Câmara cobra explicações do TCU, Minicom e Anatel sobre edital do 5G

Luís Osvaldo Grossmann ... 02/06/2021 ... Convergência Digital

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta, 2/6, requerimentos para convidar o ministro das Comunicações, Fabio Faria, e o relator da análise no Tribunal de Contas da União, Raimundo Carreiro, para esclarecerem sobre os questionamentos a respeito do edital do 5G. Também deverá ser chamado o presidente da Anatel, Leonardo de Morais.

“A preocupação nossa é debater um assunto muito importante para o país. O 5G é um dos assuntos mais discutidos hoje no mundo e no Brasil não é diferente. Assim como queremos ouvir o ministro das Comunicações, vamos ouvir também o ministro do Tribunal de Contas e vamos incluir o presidente da Anatel”, afirmou a autora dos requerimentos e presidente da subcomissão especial, Perpétua Almeida (PCdoB-AC). 

Segundo os requerimentos, “o TCU aponta irregularidades na contratação da rede privativa de uso exclusivo de órgãos federais, e na contrapartida de investimento no projeto Amazônia Conectada, que somados envolvem R$ 3,15 bilhões. Haveria falta de precisão na minuta de Edital para o dimensionamento do investimento, e, no caso da rede privativa, esta não atenderá o cidadão, e, portanto, haveria indício de ilegalidade”.

Ainda não há datas marcadas para as reuniões, que segundo a deputada Perpétua Almeida devem acontecer separadamente para cada um dos convidados. Chegou a ser discutido na CCT que as audiências só sejam realizadas após a deliberação do TCU sobre o edital, mas sem decisão final entre os parlamentares.


Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Embratel se diz pronta para migrar antenas parabólicas de Banda C para a banda KU

Empresa assegura ter todas as condições para atender aos radiodifusores brasileiros e, em breve, terá o Star One D2, que terá 28 transponders em Banda C, 24 transponders em Banda Ku, um payload em Banda Ka, além de Banda X para uso militar. 

Pietro Labriola, da TIM, assume presidência da Conexis Brasil Digital

CEO da TIM substitui Rodrigo Abreu, da Oi no comando da entidade setorial. Labriola representará a entidade por um ano e acumulará ainda a presidência da Telebrasil e da Febratel. O 5G é a prioridade na agenda.

Teles pedem aprovação urgente de prisão por oito anos para quem furta ou rouba cabos

Em 2020, foram 96 mil ocorrências de furtos e roubos de cabos de cobre, uma extensão de 4,6 mil km, prejuízo de R$ 1 bilhão às operadoras e apagão de serviço.

Coalizão Direitos na Rede vai à Justiça para suspender renovação de frequências e valor da concessão

Para a entidade, arbitragem da Anatel com Vivo, regulamento de bens reversíveis e cálculo do valor associado ao fim das concessões reforçam urgência em liminar. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G