Clicky

GOVERNO

Reforma Trabalhista reduziu número de processos trabalhistas em 17,4%

Convergência Digital* ... 05/11/2018 ... Convergência Digital

A redução nos litígios trabalhistas é o impacto mais notável um ano depois da aprovação da Reforma Trabalhista pelo Congresso Nacional, segundo avaliação do Tribunal Superior do Trabalho. Nas contas do TST, entre janeiro e setembro de 2018 foram instauradas 1.661.141 reclamações nas varas do trabalho. No mesmo período de 2017, foram 2.013.241. As mudanças na legislação entraram em vigor em 11 de novembro de 2017.

“Até o momento, o principal impacto é a redução do número de reclamações trabalhistas, o que pode ser comprovado pelos dados estatísticos. Paralelamente, houve um aumento de produtividade”, afirma o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior do Trabalho (CSJT), ministro Brito Pereira.

Segundo o TST, ao recuo de 17% no total de processos iniciados correspondeu uma queda de 20% na quantidade de processos que aguardam julgamento. Em dezembro de 2017, o resíduo nas Varas e nos Tribunais Regionais do Trabalho era de 2,4 milhões de processos. Em agosto de 2018, esse número caiu para 1,9 milhão de processos.

A construção de uma nova jurisprudência sore a aplicação concreta da legislação, no entanto, leva tempo. Questões de direito material são discutidas caso a caso, em julgamentos de primeiro e segundo graus, e em seguida no tratamento dos recursos pelo TST. As principais novidades da reforma envolvem férias, tempo à disposição do empregador, teletrabalho, reparação por dano extrapatrimonial, trabalho intermitente e extinção do contrato por acordo.

* Com informações do TST


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Depois do BB, Banrisul é segundo banco a aderir ao login único do governo federal

Adesão viabiliza que os 4 milhões de clientes do banco gaúcho usem o mesmo login e senha que já utilizam na instituição financeira para acessar serviços públicos no portal Gov.br.

PF envolve Ceitec em suspeita de propina um dia depois de TCU receber documentos contra fechamento

Operação investiga superfaturamento em compras por dispensa de licitação. Servidores defendem investigação, mas apontam coincidência com denúncias de irregularidades na desestatização. 

Estratégia 2020-2031 busca direcionar Brasil para economia baseada em dados

Decreto 10.531/20, com “visão de longo prazo” para orientar agentes governamentais prevê fomento a big data, analytics e inteligência artificial. 

Por dados, OCDE recomenda cautela na privatização de Serpro e Dataprev

Ao analisar os projetos brasileiros de transformação digital, entidade aponta que “o Governo Federal deveria dedicar uma atenção maior à avaliação dos impactos à proteção de dados decorrentes da privatização”.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G