Clicky

INTERNET

Itaú e PayPal fazem acordo para compartilhar dados de clientes

Convergência Digital* ... 29/08/2018 ... Convergência Digital

O Itaú Unibanco e a plataforma de pagamentos PayPal anunciaram nesta quarta-feira, 29/08. uma parceria no comércio eletrônico que prevê o compartilhamento de informações de clientes, o que pode elevar o percentual de aprovações de compras e reduzir fraudes.

A parceria, não exclusiva, tem meta de atrair cerca de 1 milhão de clientes nos próximos dois anos, segundo a diretora geral do PayPal Brasil, Paula Paschoal. O acordo envolve também a preferência para uso da Rede, credenciadora do Itaú, no processamento das compras.

“O aumento das vendas pelo celular e a consolidação dos marketplaces favorece o desenvolvimento do e-commerce no País. Esse é um mercado de mais de 55 milhões de consumidores e que tem espaço de sobra para se expandir, se consideramos o número crescente de nativos digitais com autonomia para comprar e a expectativa de melhora da economia”, afirma o diretor-presidente da Rede, Marcos Magalhães.

O movimento acontece num cenário em que as compras pelo ecommerce vem há anos crescendo acima do ritmo do comércio tradicional. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor cresceu 12% em 2017 e deve avançar outros 15% neste ano, enquanto o varejo nacional como um todo tem crescido apenas um dígito nos últimos anos.

Mas as tentativas de fraudes mais frequentes no ambiente virtual em geral provoca um total de negativas muito superior. Enquanto nos meios físicos as aprovações de pagamentos com cartões é sempre próxima de 10)%, no ecommerce os emissores chegam a rejeitar até uma em cada quatro transações.

Ao compartilhar mais dados de seus clientes de cartões do Itaú Unibanco com a PayPal, os parceiros avaliam que o percentual deve crescer fortemente, embora os executivos tenham evitado mencionar números. “Nossas simulações apontam para um aumento sensível do volume de aprovações”, disse a diretora-geral do PayPal no Brasil.

Cerca de 350 mil estabelecimentos no país aceitam receber pagamentos por meio da PayPal. No Brasil, cerca de 3,8 milhões de pessoas pagam compras online por meio da plataforma. O modelo compartilhado estará disponível até o quarto trimestre. Antes de entrar em vigor, o banco consultará seus clientes sobre se aceitam que parte de seus dados sejam compartilhados com o PayPal.

Outro objetivo do Itaú Unibanco com a parceria é elevar a fatia de mercado de seu braço de adquirência, a Rede, no comércio eletrônico. Enquanto nos pagamentos presenciais, a credenciadora tem 32,5% do mercado, no ecommerce a participação é menor, embora o banco revele qual. Segundo o banco, a meta é que a participação no ecommerce seja similar à fatia no comércio tradicional até o fim deste ano.



Revista Abranet 32 . set-nov 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
O ano de 2020 marca os 25 anos da internet comercial no Brasil e confirma que ela é fundamental para a economia e a vida cotidiana. PIX, Wi-Fi 6, LGPD, white spaces, numeração para SCM... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

Facebook exclui 140 mil postagens com desinformação sobre eleições

Publicações desestimulavam voto ou continham informações erradas. Rede social também informa que rejeitou 250 mil anúncios que não deixavam claro se tratarem de propaganda política. 

WhatsApp bane mais de mil contas após denúncias recebidas em canal do TSE

Plataforma conjunta com o TSE recebeu 4759 denúncias de 27 de setembro a 15 de novembro.

Indicado de Bolsonaro suspende julgamento no STF sobre presidente bloquear cidadãos em redes sociais

Para o relator, Marco Aurélio Mello, Bolsonaro não pode impedir comentários uma vez que não se restringe a publicar temas de ordem pessoal. Kassio Nunes pediu destaque e adiou indefinidamente o julgamento. 

Tribunal de Contas Europeu admite falhas nas ações antitruste contra gigantes da internet

Relatório indica “capacidade limitada para acompanhar os mercados, detectar proativamente infrações às regras antitruste e verificar a exatidão das informações relativas às concentrações”.

Polícia fecha plataforma de streaming pirata com 775 mil usuários

Operação 404 aconteceu em 10 estados e já bloqueou, além da plataforma, cujo nome não foi revelado, 64 aplicativos de streaming e 252 sites por determinação judicial.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G