O Procon de São Paulo notificou a Claro, a Motorola e a Samsung para prestarem esclarecimentos sobre a oferta smartphones com tecnologia 5G, que já aparecem em suas respectivas páginas na web.
O órgão de defesa do consumidor listou uma série de perguntas às empresas. São elas:
1) se produto atrelado a tecnologia 5G já se encontra disponível no Brasil e, caso contrário, por que consta explicitamente da publicidade essa informação;
2) se quando da oferta dos aparelhos, o consumidor é informado da existência de eventuais limitações do serviço e, em caso positivo, como o consumidor é informado;
Adicionalmente, especificamente para a tele, o Procon argumenta que “a operadora Claro informa em seu site que ‘traz a primeira rede comercial 5G do Brasil’ e que o Motorola Edge, seria o primeiro smartphone 5G do País’”
Por isso, além dos questionamentos feitos às três notificadas, a operadora também deverá esclarecer:
1) se a tecnologia 5G ofertada está vinculada apenas aos aparelhos Motorola;
2) se tem como precisar qual será a amplitude de cobertura do serviço 5G, quando disponibilizada, se haverá limitações e, em que situações o serviço, na forma como está sendo ofertado, será garantido;
3) se teve autorização dos órgãos competentes para oferta do serviço 5G.
Mesmo sem ter ocorrido sequer a licitação das frequências destinadas ao 5G no Brasil, as operadoras móveis começaram a veicular que estão implantando o que é apelidado no mercado de 5G DSS – uma suposta oferta de tecnologia 5G com frequências já utilizadas em outras tecnologias.
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